ECONOMIA

Saque do FGTS 2021: Economista explica se saque-aniversário do FGTS 2021 é uma boa opção ou não para os trabalhadores

Confira o calendário completo de pagamento do saque-aniversário do FGTS 2021, conforme divulgado pelo Governo Federal

Saque do FGTS 2021: Economista explica se saque-aniversário do FGTS 2021 é uma boa opção ou não para os trabalhadores

Saque-aniversário do FGTS é um benefício para trabalhadores. - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Entre janeiro e agosto, mais de R$ 5 milhões de brasileiros aderiram ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), segundo o Ministério da Economia. De acordo com as regras do FGTS, a aplicação rende 3% ao ano mais a taxa referencial, que está zerada. Diante disso, o benefício é uma boa opção? Em entrevista ao comunicador Ciro Bezerra, no programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal, a economista e professora e doutora, Amanda Aires, falou sobre o saque-aniversário do FGTS 2021. Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Em consideração aos recentes dados da inflação divulgados pelo IBG, com o IPCA acumulado nos últimos 12 meses de 8,99%, ao deixar o dinheiro parado no FGTS, as pessoas estão perdendo poder de compra.

> Como calcular distribuição do lucro de R$ 8,5 bilhões do FGTS e ver saldo da conta? Veja as respostas 

''É importante, principalmente no segundo semestre, pois temos muitos endividamentos. Se é o seu caso, vale a pena fazer o saque-aniversário do FGTS 2021. Você resgata o valor e pode pagar sua dívida. O FGTS rende muito pouco, cerca de 3% ao ano. Diante de um cenário em que a inflação é de quase 9%, é interessante que a pessoa tire ou pague as dívidas e busque uma forma de remuneração melhor desse valor. O FGTS deve ser utilizado de maneira sábia. Se você é demitido por justa causa, por exemplo, você perde o direito (ao benefício)'', explicou.

Regras e como aderir

Ao retirar uma parcela do FGTS a cada ano, o trabalhador deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. O pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido. As demais possibilidades de saque do FGTS 2021 – como compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves – não são afetadas pelo saque-aniversário do FGTS 2021.

> FGTS, INSS, Auxílio Emergencial, Bolsa Família: Confira os benefícios de setembro e seus calendários

O prazo de adesão ao saque-aniversário do FGTS começou em janeiro. Ao optar pela modalidade, o trabalhador teve de escolher a data em que o valor esteja disponível: 1º ou 10º dia do mês de aniversário. Quem escolheu o 10º dia retirará o dinheiro com juros e atualização monetária sobre o mês do saque do FGTS 2021.

Como consultar e calendário

É possível fazer isso de várias maneiras. Pelo aplicativo "FGTS" (disponível no Google Play e App Store), ou por meio do site do FGTS (https://www.caixa.gov.br/extrato-fgts), ou aplicativo da Caixa Econômica Federal, caso você seja correntista do banco. Também é possível receber notificações sobre novos depósitos por meio de mensagens SMS. Para fazer o cadastro, é necessário ir a um caixa eletrônico ou acessar o site da Caixa para saque do FGTS 2021.

Mais trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem ter acesso ao dinheiro. Essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. Confira abaixo o calendário completo do saque-aniversário do FGTS:

  • Nascidos em janeiro - Recebem entre os dias 04/01 e 31/03
  • Nascidos em fevereiro - Recebem entre os dias 01/02 a 30/04
  • Nascidos em março - Recebem entre os dias 01/03 a 31/05
  • Nascidos em abril - Recebem entre os dias 01/04 a 30/06
  • Nascidos em maio - Recebem entre os dias 03/05 a 30/07
  • Nascidos em junho - Recebem entre os dias 01/06 a 31/08
  • Nascidos em julho - Recebem entre os dias 01/07 a 30/09
  • Nascidos em agosto - Recebem entre os dias 02/08 a 29/10
  • Nascidos em setembro - Recebem entre os dias 01/09 a 30/11
  • Nascidos em outubro - Recebem entre os dias 01/10 a 31/12
  • Nascidos em novembro - Recebem entre os dias 01/11 a 31/01/2022
  • Nascidos em dezembro - Recebem entre os dias 01/12 a 28/02/2022

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.