CUMBRE VIEJA

Drone flagra momento em que lava de vulcão atinge piscina em La Palma; veja vídeo

Imagens captadas por um drone mostram a lava chegando até a piscina de uma casa da ilha

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 21/09/2021 às 17:40 | Atualizado em 04/03/2022 às 17:45
Reprodução
FOTO: Reprodução

No último domingo (19), a lava do vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção na ilha espanhola de La Palma, no arquipélago turístico das Canárias, e já destruiu mais de 100 casas.

Com imagens captadas por um drone é possível ver a lava chegando até a piscina de uma casa da ilha. O flagrante pode ser visto de perto a partir do 1m16s do vídeo abaixo, que mostra diversos pontos da ilha engolidos pela lava:

Segundo as autoridades, cerca de 6 mil pessoas que moram na ilha já foram obrigadas a sair de casa para fugir da erupção. O Cumbre Vieja lança lava a centenas de metros de altura, envolvendo florestas e enviando rocha derretida rumo ao Oceano Atlântico ao longo de uma área escassamente povoada de La Palma.

Gases tóxicos

Não há registros de mortos ou feridos. Conforme especialistas, se a lava chegar ao mar, pode provocar mais explosões e nuvens de gases tóxicos.

Nova boca

Na noite desta segunda-feira (20), uma nova boca do vulcão Cumbre Vieja surgiu a cerca de 900 metros da principal, e é a nona já registrada, de acordo com informações do Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca).

Ao mesmo tempo, uma parede de lava com metros de altura avança sobre construções e estradas, destruindo, até o momento, 103 hectares de terra e 166 casas, além de outros edifícios.

De acordo com as autoridades, a lava vem avançando cerca de 700 metros por hora, e pode estar perto de chegar ao mar, o que pode resultar em explosões e emissões de gases para a atmosfera.

Veja, ao vivo, erupção do Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias