Erupção

Vídeo: vulcão entra em erupção na Guatemala

O Vulcão de Fogo é o mais ativo da América Central

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 23/09/2021 às 20:45 | Atualizado em 11/02/2022 às 17:12
Getty Images
FOTO: Getty Images

Nesta quinta-feira (23), o Vulcão de Fogo, localizado a 45 quilômetros da capital da Guatemala, entrou em atividade sísmica, com explosões, expulsão de cinzas e avalanches de material incandescente. De acordo com as informações do portal IstoÉ, o vulcão é o mais ativo e eruptivo da América Central.

Segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) da Guatemala, a lava do vulcão, situado 3.763 metros acima do nível do mar nos departamentos de Escuintla, Sacapéquez e Chimaltenango, já percorreu cerca de seis quilômetros e atingiu a base do cone vulcânico. 

Confira o vídeo:

 

A erupção estromboliana é observada na cratera do vulcão, de onde avançam dois fluxos de lava de 350 e 250 metros de comprimento nas ravinas de Ceniza e Trinidad, respectivamente, informou o Instituto.

O Insivumeh revelou ainda que a erupção provocou a descida de material vulcânico incandescente, fragmentos fluidos e gaseificados (fluxo piroclástico). Portanto, as recomendações do governo da Guatemala são para que a população se mantenha longe das ravinas do vulcão e permaneça em vigilância.

Vulcões na Guatemala 

Dos 32 vulcões existentes na Guatemala, o Vulcão de Fogo é um dos três mais ativos no local. Os outros dois são os vulcões Pacaya e Santiaguito, situados respectivamente no sul e oeste do país.

A última grande erupção de um vulcão na Guatemala ocorreu no dia 3 de Junho de 2018, quando o mesmo Vulcão de Fogo provocou a morte de 431 pessoas que viviam nas proximidades.