INTERNACIONAL

Vídeo: vulcão mais ativo da América Central entra em erupção na Guatemala

O Vulcão de Fogo é o mais eruptivo da América Central

Vídeo: vulcão mais ativo da América Central entra em erupção na Guatemala

O vulcão é o mais eruptivo da América Central - Foto: Getty Images

Localizado a 45 quilômetros da capital da Guatemala, o vulcão de Fogo entrou em atividade sísmica, com explosões, expulsão de cinzas e avalanches de material incandescente, nesta quinta-feira (23). Segundo informações do portal IstoÉ, o vulcão é o mais eruptivo da América Central. Conforme o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) da Guatemala, a lava do vulcão, situado 3.763 metros acima do nível do mar nos departamentos de Escuintla, Sacapéquez e Chimaltenango, já percorreu cerca de seis quilômetros e atingiu a base do cone vulcânico. Da cratera do vulcão avançam dois fluxos de lava de 350 e 250 metros de comprimento nas ravinas de Ceniza e Trinidad.

A atividade estromboliana é observada na cratera do vulcão, de onde avançam dois fluxos de lava de 350 e 250 metros de comprimento nas ravinas de Ceniza e Trinidad, respectivamente, anunciou o Instituto. O Insivumeh revelou ainda que a erupção provocou a descida de material vulcânico incandescente, fragmentos fluidos e gaseificados (fluxo piroclástico). Diante disso, as recomendações do governo da Guatemala é para que a população se mantenha longe das ravinas do vulcão e permaneça em vigilância. 

O vulcão

O vulcão Fogo é um dos três mais ativos dos 32 existentes na Guatemala. Os restantes são os vulcões Pacaya e Santiaguito, situados respectivamente no sul e oeste do país. A última grande erupção de um vulcão na Guatemala ocorreu a 3 de Junho de 2018, quando o mesmo vulcão Fogo causou a morte de 431 pessoas que viviam nas proximidades. O vulcão tem, porém, permanecido em constante atividade desde então. Localizado entre as províncias de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, o vulcão do Fogo é um dos três gigantes ativos do território junto com Pacaya (sul) e Santiaguito (oeste). 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.