HOMENAGEM

Ciclovia Graça Araújo ganha nova placa de identificação em homenagem a jornalista

A ciclovia que leva o nome da jornalista foi inaugura em agosto de 2019

Ciclovia Graça Araújo ganha nova placa de identificação em homenagem a jornalista

Graça Araújo - Foto: Divulgação/ Cine PE

A ciclovia Graça Araújo, localizada no bairro de Santo Amaro, área Central do Recife, recebeu nesta sexta-feira (24) uma nova placa de identificação. A anterior foi roubada por criminosos. Com isso, amigos e familiares, provocados pelo comunicador Geraldo Freire, acionaram o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGPE) para colocar uma nova placa no local. 

Nova placa é colocada na ciclovia que elava o nome da jornalista Graça Araújo
Nova placa é colocada na ciclovia que elava o nome da jornalista Graça Araújo
Foto: Natalia Ribeiro

Veja na reportagem

>>Livro em homenagem a Graça Araújo é lançado neste domingo (8)

A placa original era feita de bronze e a nova é de azulejo no estilo português. Silvio Amorim, vice-presidente do IAHGPE, fala da importância da placa que tem em sua composição textual os dados biográficos da jornalista. "Esse trabalho faz parte do projeto "a história nas paredes" que tem como objetivo de divulgar os nomes importantes de pessoas que foram impostantes para a cidade. Essa é a  placa de número 250 e ficamos muito contente por ser de Graça Araújo", contou Silvio, ressaltando que trata-se de uma pessoa que marcou a imprensa pernambucana. 

Placa da ciclovia Graça Araújo
Placa da ciclovia Graça Araújo
Divulgação

Ciclovia Graça Araújo

A ciclovia liga a Avenida Mário Melo à Rua dos Palmares, no bairro de Santo Amaro, no Recife. A inauguração aconteceu em 18 de agosto de 2019. No dia do evento, familiares e amigos foram convidados e estiveram presentes no local. A idealizadora da proposta foi a vereadora Goretti Queiroz (PSC).

Relembre a trajetória de Graça Araújo

Conhecida pela opinião em favor da população de classes mais baixas e a forte cobrança com as autoridades, Graça Araújo morreu aos 62 anos no dia 8 de setembro de 2018. A jornalista, que foi âncora do TV Jornal Meio-Dia durante 26 anos e também apresentava o programa Rádio Livre, na Rádio Jornal, sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC) quando fazia exercícios em uma academia de ginástica, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

> "Quando criança, assistia Graça Araújo e brincava de repórter", diz apresentadora Anne Barretto

A história de Maria Gracilane Araújo da Silva começou no município de Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco. Durante a adolescência, Graça Araújo, teve que se mudar para São Paulo com a família com oito irmãos para tentar uma vida melhor. Aos 14 anos, ela começou a trabalhar em uma fábrica, passou pelo comércio, por uma seguradora e chegou a um banco. Ela não chegou a conhecer o pai, que faleceu quando Graça Araújo ainda era pequena.

Inicialmente, não sonhava em ser jornalista inicialmente, mas sim médica. Ela decidiu pelo jornalismo, quando foi contratada para ser secretária de um diretor de redação de uma revista técnica, em São Paulo. Teve contato com outros jornalistas e percebeu que "se bem feito, esse ofício, eu poderia curar mais feridas, fazer mais curativos, fazer outras cirurgias, que talvez fossem mais relevantes do que essas que tanta gente sabe fazer".

Após se formar em jornalismo, no ano de 1987, pela Faculdade Integrada Alcântara Machado, Graça Araújo voltou às origens e veio para o Recife, onde iniciou a carreira na Rádio Transamérica. Ao longo dos anos na profissão, ela também trabalhou na Rádio Clube, na TV Machete, TV Pernambuco e, finalmente, a TV Jornal, onde estreou o TV Jornal Meio-Dia, em setembro de 1992.

Em 2001, foi convidada para integrar a Rádio Jornal e apresentar o programa Rádio Livre e o Consultório de Graça, que surgiu da vontade que ela tinha, quando criança, de ser médica. Ao todo, foram 17 anos abordando e informando aos ouvintes sobre vários temas ligados à saúde. 

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.