Religião

Dia de Cosme e Damião: por que são distribuídos doces no dia dos padroeiros dos médicos? A data de celebração está errada?

A história de Cosme e Damião é antiga e muito popular no Brasil, assim como a prática de distribuição de doces

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/09/2021 às 17:18 | Atualizado em 21/01/2022 às 14:54
Divulgação
FOTO: Divulgação

*Com informações do Uol

Se você comemora ou conhece o Dia de Cosme e Damião por causa dos doces distribuídos, provavelmente, você está confundindo as datas. Embora popularmente celebrada em 27 de setembro, no Brasil, o dia certo dos santos é 26 de setembro.

>> Santos das crianças, Cosme e Damião se comemora distribuindo balas, doces, chocolates e goma de mascar

Quem foram Cosme e Damião?

De acordo com registros antigos, eles eram irmãos gêmeos, médicos, avessos a qualquer tipo de pagamento. Cosme e Damião são santos com devoções bem antigas, e que ultrapassam as fronteiras da Igreja Católica.

Cosme e Damião são santos dos primórdios da igreja cristã
Cosme e Damião são santos dos primórdios da igreja cristã
Reprodução / Fala Universidades

 

E os doces?

Os saquinhos de doces distribuídos às crianças, em 27 de setembro, são um dos elementos mais conhecidos envolvendo Cosme e Damião. A origem dessa tradição, no entanto, passa longe da história dos dois irmãos.

"Nas religiões afro-brasileiras, eles são sincretizados com entidades infantis. E, para eles, é celebrado o dia em 27 de setembro. Se são crianças nessa associação, se distribui doces para lembrar que as crianças gostam de doces", explica Junior Vasconcelos do Amaral, padre e professor da PUC Minas. 

De fato, o orixá que costumeiramente é sincretizado com São Cosme e São Damião é Ibeji, divindade que é representada por irmãos gêmeos.

Na época da colônia, o catolicismo era imposto a índios e negros, então, uma forma de camuflar era venerar as entidades com as imagens de santos católicos. E isso aconteceu com Cosme e Damião, que foram identificados com orixás crianças, muito alegres. E isso ficou associado a festas e doces, principalmente no Nordeste"
Frei Luiz Antônio Pinheiro, professor da PUC de Minas

Cosme e Damião e a polêmica da data

A morte da dupla teria acontecido em um dia 27 de setembro, data tradicional em que é celebrado o dia de Cosme e Damião. No entanto, 27 de setembro está longe de ser o único dia em que os irmãos santos são celebrados.

..

Nem na Igreja Católica há consenso. Até 1969, a data correta era 27 de setembro. Após uma reforma no calendário católico, ficou decidido que Cosme e Damião seriam celebrados no dia 26 de setembro.

O motivo? Para não haver choque de datas com São Vicente de Paula, cuja morte, comprovadamente, foi em 27 de setembro — não há confirmação, no caso dos irmãos gêmeos. Na prática, a festa no Brasil ocorre em 27 de setembro.

São Cosme e São Damião são celebrados também por outras religiões. Na igreja ortodoxa grega, a data é 1º de julho; para os ortodoxos, o dia dos santos é 1º de novembro. Em 17 de outubro, também há uma celebração. Nas religiões afro-brasileiras, a data é 27 de setembro.

Citação

Na época da colônia, o catolicismo era imposto a índios e negros, então, uma forma de camuflar era venerar as entidades com as imagens de santos católicos. E isso aconteceu com Cosme e Damião, que foram identificad

Frei Luiz Antônio Pinheiro, professor da PUC de Minas