Oportunidade

É divulgado o edital do Concurso da Polícia Civil da Paraíba 2021

Edital do novo concurso da Polícia Civil da Paraíba 2021, com 1.400 vagas de nível superior está disponível

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 29/09/2021 às 7:22 | Atualizado em 06/01/2022 às 2:39
Abrem vagas para concurso da Polícia Civil da Paraíba 2021 - Divulgação/Ebserh
FOTO: Abrem vagas para concurso da Polícia Civil da Paraíba 2021 - Divulgação/Ebserh

Edital do novo concurso da PCPB acaba de ser divulgado. A Polícia Civil da Paraíba abre seleção de candidatos para o preenchimento de 1.400 vagas de nível superior. Para concorrer, é necessário comprovar a graduação, seja ela em qualquer área ou em uma especialidade específica, conforme a carreira escolhida.

>> Confira o edital do concurso da Polícia Civil da Paraíba

Quais são os cargos?

  • Delegado (120 vagas, sendo 108 na ampla concorrência e 12 para Pessoas com Deficiência - PcDs);
  • Escrivão (515 vagas, sendo 464 na ampla concorrência e 51 PcDs);
  • Técnico em perícia (68, sendo 62 na ampla concorrência e seis PcDs);
  • Necrotomista (65, sendo 25 na área Geral e 40 na área de Enfermagem);
  • Agente de investigação (400, sendo 360 na ampla concorrência e 40 PcDs);
  • Papiloscopista (60, sendo 54 na ampla concorrência e seis PcDs)

As vagas de perito

  • Perito médico-legal (50, sendo 40 na área Geral, cinco em Psiquiatria e cinco em Patologia);
  • Perito criminal (77, sendo 57 na área Geral, cinco em Biologia, dez em Engenharia e cinco em Tecnologia da Informação);
  • Perito odonto-legal (dez, sendo nove na ampla concorrência e uma PcD); e
  • Perito químico (35, sendo 25 na área Geral e dez em Química).

Quais são os requisitos e qual o valor dos salários?

Além da comprovação de escolaridade, o candidato precisa possuir Carteira de Habilitação (CNH), na categoria "B". Os candidatos aprovados receberão salários iniciais entre R$3.726,73 e R$12.769,80.

Como fazer as inscrições?

Aqueles com interesse no concurso, podem se inscrever, dentro do período de 8 de outubro a 11 de novembro, no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizador da seleção.

Para poder participar, o candidato precisa pagar uma taxa de R$180 ou R$250, a depender do cargo. Você pode se inscrever para mais de um cargo, desde que as provas ocorram em dias diferentes.

Aqueles que podem solicitar isenção da taxa: candidatos doadores de leite materno, de sangue e de medula óssea ou que sejam transplantados e doadores, ou que pertençam a família inscrita no CadÚnico. Os pedidos serão aceitos no período de 8 a 17 de outubro, no site da banca.

Como vão funcionar as provas?

Os exames vão acontecer nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. As provas para delegado e peritos serão aplicadas no dia 9 de janeiro, enquanto as demais serão realizadas no dia 16 do mesmo mês.

A prova é objetiva e contará com 80 questões, distribuídas por Conhecimentos Básicos, Complementares e Específicos, de acordo com o cargo escolhido.