PADROEIRA

Veja o que abre e o que fecha no feriado de Nossa Senhora Aparecida em Pernambuco

Dia de Nossa Senhora Aparecida é celerado no dia 12 de outubro

Atualizada às 8h de 11/10/2021
Atualizada às 8h de 11/10/2021
Publicado em 05/10/2021 às 15:10 | Atualizado em 11/07/2022 às 10:49
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

No dia 12 de outubro é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Por conta disso, em todo território nacional é feriado. Por conta disso, diversos serviços serão afetados em Pernambuco.

A imagem de Nossa Srª Aparecida encontrada por pescadores há quase 300 anos pode ser visitada na Basílica de Aparecida, consagrada no dia 12 de outubro por João Paulo II, dando origem ao feriado que é comemorado desde o ano de 1980 em todo território brasileiro.

O que abre e o que fecha em Pernambuco?

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Casa Civil, na segunda-feira (11), o expediente será normal nas repartições públicas estaduais. Já no dia 12, não haverá expediente.

Bancos

Conforme calendário de feriados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esses estabelecimentos não estarão abertos no dia 12 de outubro.

Shopping

Shopping RioMar

O RioMar funcionará neste feriado de 12 de outubro das 12h às 21h. As operações de alimentação, localizadas na Praça de Alimentação, Boulevard de Restaurantes (Piso L3) e Espaço Gourmet (Piso Térreo e L1) estarão abertas das 12h às 22h.

Plaza Shopping

No dia 12 de outubro (terça-feira), feriado nacional e data em que se celebram o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e o Dia das Crianças, todas as operações do Plaza Shopping funcionam em horário diferenciado, das 12h às 21h. O UCI Plaza opera conforme programação. Já a atração infantil Casarão das Lendas, das 15h às 20h.

Shopping Boa Vista

Para o feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, no dia 12, os shoppings irão abrir com horários especiais. As lojas e praça de alimentação do Shopping Boa Vista, no centro do Recife, vão funcionar das 11h às 19h. O cinema segue a programação normal, o Game Station abre das 11h às 21h e a loteria não abrirá.

Shopping Recife

O Shopping Recife informa que na próxima terça-feira (12), Feriado de Nossa Senhora Aparecida, o seu horário de funcionamento será das 12h às 21h para todas as operações.

Shopping Patteo

Na próxima terça-feira, dia 12 de outubro, feriado de Nossa Senhora Aparecida, as operações de compras, alimentação e lazer do Shopping Patteo Olinda funcionam das 12h às 21h.

Shopping ETC

Na terça-feira, feriado de 12 de outubro, lojas, quiosques e praça de alimentação estarão funcionando, das 12h às 18h, no Shopping ETC, nos Aflitos. O cinema tem horário próprio e pode ser conferido no site Moviemax.

Camará Shopping

O Camará Shoppinge, em Camaragibe, funcionará de 12h às 21h. A Praça de Alimentação e lazer seguem o horário do centro de compras. A Caixa, lotérica, cartório e Derbimagem estarão fechados.

Shopping Costa Dourada

Já no Cabo de Santo Agostinho, o Shopping Costa Dourada funcionará com o horário normal, de 10h às 22h. A praça de alimentação, o Playtoy e cinema acompanham o horário do centro de compras. O Arco-vita abre normalmente de 8h às 22h.

River Shopping

No River Shopping, em Petrolina, as lojas terão o horário especial de 14h às 20h. A praça de alimentação e as programações de lazer funcionam das 12h às 22h. Já o Hiper Bompreço seguirá o horário normal de 08h às 22h.

Shopping Tacaruna

Na próxima terça-feira (12 de outubro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional), o Shopping Tacaruna funcionará das 12h às 21h. Com exceção do Big Bompreço que permanece com o horário habitual das 7h às 22h.

Paulista North Way Shopping

No feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, mais lembrado como Dia das Crianças, o Paulista North Way Shopping irá funcionar das 12h00 às 21h, com lojas e Praça de Alimentação abertas.

Shopping Guararapes

Funcionará normalmente das 9h ás 22h.

Shopping Igarassu

Funcionará em horário especial das 12h às 20h.

Recife Outlet

Funcionará em horário normal das 9h às 21h.

Caruaru Shopping

O Caruaru Shopping estará funcionando com horário especial nos feriados de 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil) e 18 de outubro (Dia do Comerciário). Na terça, dia 12, as lojas e quiosques abrirão das 10h às 20h; alimentação e lazer, das 11h às 21h; o hipermercado, das 8h às 21h, e a academia, das 9h às 15h. O cinema estará funcionando conforme horário de sessão. Já na segunda, dia 18, as lojas e quiosques estarão fechados; alimentação e lazer funcionarão das 12h às 20h; o hipermercado, fechado, e a academia, das 5h30 às 23h. O cinema estará funcionando conforme horário de sessão.

Ferreira Costa

"No Home Center Ferreira Costa, nos dias 12 e 18 de Outubro, as lojas da Imbiribeira e Tamarineira irão funcionar das 09h às 17h. A de Caruaru, no dia 12 funcionará das 09h às 18h e no dia 18 será fechado e em Garanhuns, no dia 12 funcionará das 09h às 17h e no dia 18 será fechado", informou a assessoria de imprensa da empresa.

Tribunal de Justiça de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai atuar em regime de plantão na próxima segunda-feira (11) e no feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado na terça-feira (12). Em ambos os dias, o Judiciário estadual prestará atendimento remoto voltado apenas para as demandas de urgências de 1° e 2° Graus de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outros. O horário de funcionamento dos plantões será das 13h às 17h.

DETRAN-PE

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Seduh, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, informa que, na próxima terça-feira, 12 de outubro, data em que se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, não haverá expediente na sede do Órgão, localizado na Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE; nas Unidades de Táxis e Coletivos – DUAT; Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans; lojas da Autarquia nos shoppings e nos Expressos Cidadão.

Já as Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro estarão com seus agentes nas ruas para garantir aos cidadãos mais tranquilidade. É importante que cada um faça seu papel. Prudência na hora de dirigir e não fazer uso da mistura fatal álcool e direção. A Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, junto com a Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, estará na terça-feira (12), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, com ação educativa voltada para os pais e as crianças. As unidades de todos os shoppings, Unidade de Táxi - DUAT e CIRETRANS estarão fechadas.

Olinda

Para este feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, a Prefeitura de Olinda informa que os serviços essenciais serão garantidos à população. A estratégia também atenderá a segunda-feira (11.10), que foi decretada como ponto facultativo.

Quem precisar de suporte na área de saúde pode contar com o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Peixinhos e o Hospital Tricentenário, Bairro Novo. Todos funcionarão com plantão 24h.

Na segunda-feira, a vacinação contra Covid-19 segue em todos os pontos, das 9h às 17h. No Shopping Patteo (drive), em Bairro Novo, e Vila Olímpica, em Rio Doce, com turno estendido até 20h. Na terça-feira atenderá em dois locais: Vila Olímpica e no Shopping Patteo, das 9h às 17h.

Os mercados públicos e as feiras seguirão a programação regular de cada equipamento. A coleta de lixo segue normal em toda cidade. Na rede de educação, na segunda-feira, dirigentes escolares deverão assegurar atividades remotas para todas as turmas como forma de garantir o dia letivo. Na terça-feira não haverá aula.

Veja todos os pontos de vacinação contra a covid-19 em Olinda:

  • Shopping Patteo (três pontos), dois no Piso L2 e um no Drive, Bairro Novo
  • Clube Atlântico, Carmo
  • Vila Olímpica, Rio Doce
  • USF Tabajara II, Cidade Tabajara
  • Caic Norma Coelho (dois pontos), Peixinhos
  • Academia da Cidade Alto da Conquista
  • Igreja de Deus, Ouro Preto
  • Policlínica Martagão Gesteira, Salgadinho
  • Espaço Caenga (Águas Compridas)
  • Facho (PE-15)