Erupção

As cinza do vulcão Cumbre Vieja chegaram a Cuba, na América Central

Veja últimas notícias do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção no dia 19 de setembro

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 05/10/2021 às 9:39 | Atualizado em 30/06/2022 às 23:56
A lava está fluindo no lado ocidental do vulcão, em direção ao mar, desde o dia 19 de setembro - REUTERS/ Nacho Doce/ Direitos Reservados
FOTO: A lava está fluindo no lado ocidental do vulcão, em direção ao mar, desde o dia 19 de setembro - REUTERS/ Nacho Doce/ Direitos Reservados

Um alerta foi emitido pelas autoridades de Cuba nessa segunda-feira (4), para um aumento da concentração de partículas suspensas e poeira misturada com dióxido de enxofre procedentes do deserto do Saara e da erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma.

Nuvem chega a Cuba

Atravessando o Atlântico Norte, a mais de 6.000 quilômetros de distância, modelos criados pelo Centro Meteorológico Provincial de Camaguey, em Cuba, apontam que uma nuvem com dióxido de enxofre chegaria à ilha nesta segunda-feira, se espalhando por todo o território cubano, já a partir desta terça-feira (5).

Cinzas do vulcão já haviam sido detectadas em Porto Rico e parte da região do Caribe, no domingo(3), causando a deterioração da qualidade do ar.

Erupção mais 'agressiva'

No domingo (3) data em que completou 15 dias em erupção, o vulcão registrou duas novas fissuras, se tornando “mais agressivo”.

Com o aumento da atividade, parte da estrutura do cone foi derrubada, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), que já havia alertado que a erupção pode durar de 24 a 84 dias, levando em conta dados históricos da região e a média de duração do fenômeno, de 55 dias.

A superfície afetada pela lava já é de 399 hectares e, até o momento, foram afetadas 1.074 construções. Dessas, 946 foram totalmente destruídas.

Volume do rio de lava

O volume do rio de lava do vulcão Cumbre Vieja aumentou, depois que uma parte da cratera desabou, nessa segunda-feira.

As autoridades verificaram que o fluxo se tornou maior e mais intenso depois que o lado norte da cratera desabou durante o domingo causando explosões.

Autoridades dizem, no entanto, que não há risco para os moradores da área. Em duas semanas, a atividade do vulcão tirou de casa 6 mil pessoas e destruiu mais de 1 mil construções.

Caminho para o mar

Com temperatura de mais de 1.000°C, a lava, entretanto, segue previsões e flui para o oceano em uma corrente contínua, descendo em cascata e criando um delta com uma frente larga, que já atingiu uma profundidade de 24 metros no mar, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional da Espanha.