MÚSICA

Orquestra Criança Cidadã se apresenta para a Unicef em Nova Iorque

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 11/12/2016 às 10:30

-Reprodução/TV Jornal

A convite do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Orquestra Criança Cidadã vai fazer um concerto amanhã durante as comemorações dos 70 anos do órgão da ONU que luta pelos direitos das crianças. A equipe, com 45 integrantes, sendo 37 músicos e oito pessoas da produção da orquestra, viajou na última quarta-feira (7).

A apresentação da orquestra pernambucana vai abrir o evento Children's Takeover, que será na sede das Nações Unidas, na ilha de Manhattan, às 19h, horário de Nova Iorque (16h em Brasília). No repertório da apresentação estão previstas as músicas Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e Asa Branca de Luiz Gonzaga. Entre os convidados estarão presentes presidentes, reis, rainhas e primeiros-ministros do mundo inteiro. Neste domingo (11), o projeto realiza o ensaio geral para o evento da Unicef. Além da orquestra pernambucana, a programação do evento conta com depoimentos e vídeos de crianças e adolescentes dos quatro continentes.

Nos EUA, os pequenos musicistas tiveram a oportunidade de visitar uma das escolas mais importantes de música e artes cênicas do mundo, a Juilliard School, que formou músicos de destaque como Nina Simone por exemplo. Na sexta-feira (9), um dia após chegar em solo norte-americano, a Orquestra realizou um concerto em Manhattan, na Igreja Our Lady of Pompeii - Nossa senhora da Pompéia.

Para registrar a viagem aos Estados Unidos, a Orquestra Criança Cidadã montou um site, onde está disponibilizando imagens dos concertos realizados durante a viagem. Basta acessar o site e conferir [clique aqui]. A Orquestra volta ao Brasil na próxima quarta-feira. Esta é a quarta vez que os pequenos se apresentam no exterior: a primeira foi na Alemanha e as outras duas na Itlália, onde as crianças tocaram no Vaticano, para o Papa Francisco.

O projeto

Criado em 2006, a Orquestra Criança Cidadã é um projeto social gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC) e tem como objetivo reinserir socialmente crianças e adolescentes da rede pública de ensino por meio da música. Para participar do projeto, as crianças e adolescentes precisam frequentar regularmente as aulas e permanecer no projeto diariamente durante cinco horas.

No momento, o projeto atende gratuitamente a 330 jovens, distribuídos entre as unidades do Coque e Ipojuca. Na OCC são oferecidas aulas de canto, percussão, teoria e percepção musical, instrumentos de corda, flauta doce, oboé, clarinete, entre outros. Os alunos também têm direito a três refeições por dia e fardamento, além de aulas de inclusão digital, apoio pedagógico e atendimentos médico, odontológico e psicológico.