Greve Geral

Rodoviários devem garantir 50% da frota na greve geral da sexta (28)

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/04/2017 às 12:00

-Reprodução/TV Jornal

O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), responsável pela gestão do transporte da Região Metropolitana, determinou que os motoristas, cobradores e fiscais devem garantir a circulação dos ônibus na próxima sexta-feira (28). Nesse dia, a categoria pretende participar da greve geral contra a reforma da previdência trabalhista.

No ofício enviado para o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana PE), é solicitado a garantia de 50% dos coletivos das 5h às 9h e 30% das 16h às 20h. Em entrevista ao blog De Olho no Trânsito, do JC Online, o presidente da Urbana PE, Fernando Bandeira, disse que vai tentar atender a determinação do governo do Estado.

"Em primeiro lugar, quero alertar os rodoviários sobre o fato de a paralisação ser ilegal. Como prestadores de um serviço público essencial, eles não podem descumprir o que diz e devem garantir, no mínimo, os 30% da frota. E, mesmo assim, teriam que comunicar essa paralisação com pelo menos 72 horas de antecedência", contou. Ele afirmou, ainda, que vai orientar todas as 19 empresas a operarem com os profissionais que estão cadastrados nos bancos de reserva.

Paralisação

Os rodoviários do Grande Recife aderiram à paralisação contra reformas da Previdência e vão cruzar os braços na próxima sexta-feira (28). O anuncio foi dado pelo sindicato da categoria, na tarde desta segunda-feira (24), durante uma manifestação no Centro do Recife. O grupo protestou contra a demissão de cerca de 400 funcionários de empresas de ônibus na Região Metropolitana. De acordo com o sindicato, isso aconteceu após 32 linhas de coletivos começarem a circular sem cobradores.