REBELIÃO

Sobe para 11 o número de internos capturados após confusão na Funase

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 06/06/2017 às 9:20

-Foto: Diego Nigro / JC Imagem

Foram levados de volta para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima, no Grande Recife, 11 dos 35 internos que fugiram na madrugada desta segunda-feira (5), durante uma confusão. Dois socioeducandos morreram e dois ficaram feridos. Parte dos que foram recapturados pela polícia estavam em um ônibus na rodovia PE-15.

Ao longo do dia, 14 internos envolvidos na rebelião prestaram depoimento no Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) em Paulista. De acordo com as investigações, uma rixa entre as alas teria motivado a rebelião. Durante o motim, os internos teriam arrancado uma grade que foi usada para fazer um buraco no muro por onde eles conseguiram escapar. As imagens das câmeras de segurança da Funase foram entregues à polícia.

-Foto: Diego Nigro / JC Imagem

A assessoria da Funase informou que a corregedoria vai abrir uma sindicância para apurar as causas e responsabilidades pela rebelião. A unidade tem capacidade para 98 jovens e abrigava 178 internos antes da fuga.

Rebelião

A rebelião na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima começou na por volta da 1h da segunda-feira (5). Um grupo ateou fogo em colchões e materiais em uma área da unidade conhecida como quadrado. Durante o motim, reeducandos abriram um buraco na parte de trás do prédio e conseguiram fugir.

Dois internos foram assassinados. Um deles foi assassinado a tiros enquanto o outro foi morto a golpes de faca, além de ter o corpo carbonizado. Outros dois adolescentes ficaram feridos e foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas só conseguiu controlar o fogo às 3h. Policiais militares do Grupamento de Apoio Tático Itinerante (Gati) e da Rádio Patrulha participaram da ocorrência. Mas a rebelião só foi controlada com a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar.