Economia

Aumento do preço do botijão de gás afeta o comércio e o seu bolso

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/12/2017 às 10:18

-Reprodução/TV Jornal

Os últimos aumentos do preço do botijão de gás, que subiu mais de 42,3% nos últimos cinco meses, tem deixado os consumidores assustados. Muitos comerciantes, também, estão precisando reorganizar seus negócios para se adequar aos custos, e comer fora de casa pode ficar mais caro.

Para alguns consumidores, comer fora de casa pode estar com os dias contados. É o caso do aposentado, Antônio Lira, que costuma almoçar centro da cidade, e diante da possibilidade de aumento nos preços, já está pensando em alternativas. "A solução é fazer marmita", afirmou.

Aumentos

O gás de cozinha está mais caro a partir desta terça-feira (5). O reajuste no preço do botijão de 13 Kg é de quase 8,9%. Esse é o sexto aumento mensal consecutivo, só em 2017. A notícia foi anunciada nessa segunda (4) pela Petrobrás, e o consumidor não gostou.

O botijão, que está custando por volta de R$ 70, passa a ser vendido por R$ 76. Em algumas revendedoras, os donos pretendem segurar o reajuste pelo menos até o fim do estoque.

Desde agosto, quando a Petrobrás começou esse ciclo de reajuste, o botijão de gás de cozinha já acumulou 67,8% de aumento. O último foi exatamente há 30 dias. Segundo a estatal, o aumento no preço foi provocado pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais.