Carnaval 2018

Saiba como surgiu a tradição dos caiporas e papangus em Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/02/2018 às 10:49

-Reprodução/TV Jornal

Durante o período de carnaval, as cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco se vestem com alegria e muito colorido para os dias de festa. Muitos moradores providenciam fantasias e contam as horas para se divertir ao som do frevo pelas ruas. Saiba como surgiu duas importantes fantasias tradicionais: caipora e papangu.

Caiporas

No município de Pesqueira, no Sertão do Estado, a criatividade fica por conta dos caiporas, que foram criados por um grupo de amigos. “Meu esposo e outros companheiros estavam em busca de uma fantasia pra esconder a identidade. Aí se vestiram, os quatro homens de caipora, e a partir daí começou a crescer”, contou a aposentada Helena Rodrigues. Ela é viúva de João Justino, que criou a primeira fantasia com os amigos, em 1962.

Papangus

Já na cidade de Bezerros, no Agreste do Estado, os donos da tradição são os papangus, que começou, segundo o historiador Roberval Lima, por causa de duas pessoas que gostavam muito de comer angu. “Dois rapazes comiam muito angu e não iam [brincar carnaval] de máscaras. As pessoas comentavam 'Papa angu', porque eles comiam todo o angu. Ficaram com vergonha e começaram a se vestir também de máscaras”, contou.