TRE

Perdeu o prazo para regularizar o título de eleitor? Veja o que fazer

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/05/2018 às 8:05

-Reprodução/TV Jornal

No último dia para regularizar situação no Tribunal Regional Eleitoral, eleitores enfrentaram filas gigantes para conseguir uma ficha e renovar o título. Mais de 20 mil pessoas foram atendidas em todo o Estado, apenas nessa quarta-feira (9). Na Central de Atendimento ao Eleitor, no bairro de São José, próximo ao Forte das Cinco Pontas, a fila deu voltas no quarteirão, mas quem chegou cedo conseguiu ser atendido.

Quem perdeu o prazo será inviabilizado de votar nestas eleições, que ocorrem em outubro. Quanto aos demais serviços, como tirar a segunda via do título de eleitor, podem ser feitos até 27 de setembro deste ano. Quem não conseguiu ser atendido pode procurar um cartório eleitoral e pedir uma certidão circunstanciada - documento utilizado para certificar a impossibilidade de o interessado regularizar a situação. No entanto, este não substitui o título, nem dá o direito de votar.

Regularizar o título

Para regularizar o título de eleitor para as próximas eleições, a população precisa ficar atenta ao novo prazo em novembro. Neste período, o cadastro é reaberto para resolver as pendências.

O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado. Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.