Benefícios

Transposição do São Francisco já beneficia agricultores no Nordeste

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/06/2018 às 8:50

-Reprodução/TV Jornal

O projeto da Transposição do Rio São Francisco, iniciado em 2007, já apresenta resultados para quem vive de agricultura, no interior nordestino. "Hoje, a gente mora em um paraíso. Se não fosse a transposição, eu nem sei te dizer como a gente estaria", comenta o agricultor Adelino Leal.

A primeira parte da obra, o eixo leste, foi entregue em março de 2017, e apresenta 217 km de extensão, seguindo de Floresta, em Pernambuco, até Monteiro, na Paraíba. Esta área já vem beneficiando 1 milhão de pessoas, em 34 municípios dos dois Estados.

-Reprodução/TV Jornal

A obra, orçada em R$ 9,6 bilhões, visa a construir dois canais para levar a água do Velho Chico para 390 municípios do semi-árido nordestino. Com a finalização do projeto, a transposição deve garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Próximo passo

A segunda parte do projeto está em finalização. O eixo-norte deve percorrer 260 km, saindo de Cabrobó, em Pernambuco, e seguindo até Cajazeiras, na Paraíba, abastecendo ainda o Rio Grande do Norte e o Ceará.