Eixo Norte

Transposição do São Francisco já garante água para 1 milhão de pessoas

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/06/2018 às 8:00

-Reprodução/TV Jornal

Os agricultores já estão animados com a finalização das obras do eixo norte da transposição do Rio São Francisco, que abastece setores do interior do Nordeste, depois da pior seca em 100 anos, na região. Desde março de 2017, esse eixo vem garantindo a segurança hídrica de mais de 1 milhão de pessoas, em 34 municípios da Paraíba e Pernambuco.

Alguns profissionais comentam que ao pensar em dois anos atrás, não era possível ver tanta água, pois não existia irrigação. “Hoje tem água normalizada de dia e noite. A gente procura não estragar nem desperdiçar, pois não é porque temos muito, que precisamos desperdiçar“, explica o auxiliar de serviços gerais Adeildo Ramos.

Há pessoas que desejavam isso e pensavam na transposição há muito anos. “Nós tínhamos aqui um poeta que já sonhava com a passagem do Rio São Francisco cortando todo os sertões, principalmente as terras mais áridas“, explica o empresário José Neves Sobrinho.

-Reprodução/TV Jornal

Obra

Até o fim do ano, moradores do Rio Grande do Norte e do Ceará também deverão receber água do Velho Chico, através da transposição do eixo norte. A obra, orçada em R$ 9,6 bilhões, visa a construir dois canais para levar a água do Velho Chico para 390 municípios do semi-árido nordestino.

Com a finalização do projeto, a transposição deve garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O eixo norte da transposição terá como chegada o túnel Milagres, em Penaforte, no Ceará.

A previsão é de que, até agosto, as obras sejam finalizadas no trecho. Após isso, serão iniciadas outras linhas que conectam o município de Cajazeiras, na Paraíba, e seguem até o Rio Grande do Norte. A ideia é que o trecho percorra 260 km.