Perigos da tecnologia

Uso excessivo de jogos eletrônicos pode virar problema de saúde

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/07/2018 às 9:15

-Reprodução/TV Jornal

O uso de celular, videogame e outras tecnologias em excesso vem sendo um dos grande problemas entre crianças e adolescentes, nos últimos anos. Muitos pais já não sabem outras formas de evitar o vício dos filhos, e até veem a consequência nas interações sociais desses jovens.

“Após utilizar tanto o videogame, meu filho começou a achar normal as coisas que ele via nos jogos serem passadas para a vida real. A partir daí, na escola, ele começou a se tornar uma criança agressiva”, explica a dona de casa Nicole Carrilho.

De acordo com especialistas, passar muito tempo em frente a uma tela jogando, seja ela de celular, tablet o videogame, pode se transformar em um transtorno mental. Entre os sintomas que podem caracterizar que a brincadeira virou um vício estão: mudança de humor, perda de rendimento escolar e falta de interesse em outras atividades de lazer.

Veja a dica para evitar o vício

OMS

Em junho deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma nova Classificação Internacional de Doenças (CID), incluindo o vício em videogames como uma perturbação mental. O diagnóstico considera, por exemplo, a falta de controle e a prioridade dos jogos na vida pessoal.

Para o diagnóstico do vício em videogame, a OMS diz que é necessário haver um comportamento extremo com consequências sobre as "atividades pessoais, familiares, sociais, educativas ou profissionais" e, "em princípio, manifestar-se claramente sobre um período de pelo menos 12 meses".