Saúde das crianças

Entenda a importância do aleitamento materno

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 01/08/2018 às 7:30

-Reprodução/TV Jornal

Começa nesta quarta-feira (1º), a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Gratuito e nutritivo, o leite materno é o alimento mais completo oferecido aos bebês recém-nascidos para garantir um crescimento saudável. No entanto, nem todas as mães têm essa facilidade de produzir leite para suas crianças. Para ajudar nisso, hospitais da Rede Pública orientam gestantes a oferecer banco de leite para outras mães.

A enfermeira Ponciano Graza é uma dessas mães solidárias. Ela teve uma menina, há pouco mais de um mês. Como tem leite mais do que o suficiente para a filha, ela doa o excede com o maior prazer. “Nos primeiros dias do pós-parto eu tive dificuldade de amamentá-la e precisei do complemento do leite materno, oferecido pelo hospital. Por isso, se um dia eu precisei e tive essa assistência, por que não fazer também pelos outros?”, explica.

Saúde

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é de que o aleitamento materno seja feito nos recém-nascidos de forma exclusiva, pelo menos nos primeiros seis meses de vida. Os médicos estimam que o ato de amamentar reduz em até 13% o número de mortes em bebês e crianças com menos de cinco anos de idade.

Veja as orientações de profissionais: