Solidariedade

Hospitais pedem doação de leite materno para repor estoques baixos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/10/2018 às 7:45

-Reprodução/TV Jornal

A doação de leite materno para abastecer os bancos de leite é um desafio constante para as maternidades da rede pública. No Recife e no interior, o serviço está sempre precisando de reforço e de voluntárias para a doação. Esse gesto pode salvar centenas de crianças que precisam se alimentar e não encontram na mãe a quantidade necessária de leite.

Para os bebês prematuros, o alimento é fundamental para a sobrevivência, ajudando, inclusive, a reduzir a mortalidade infantil e a proteger contra infecções, diarreias e estimulando o desenvolvimento. O problema é que muitos bancos são abastecidos apenas por doações de mães que produzem leite em excesso.

No Recife, o Hospital Barão de Lucena é o que tem o menor estoque, atualmente. “A gente precisa de sete litros por semana e pega de doação apenas 2 litros”, explica a coordenadora do local, Maria Gisele Silva. Já no interior, a unidade com menor estoque de leite materno é o Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Como as mães podem doar leite?

Quem estiver amamentando e quiser doar, basta procurar o banco de leite materno mais próximo ou ligar para o Disque Saúde, no número 136. Não existe quantidade mínima para fazer a doação.

Como fazer outras doações?

O projeto Infância Cidadã é uma parceria da TV Jornal com outros apoiadores. A campanha tem como objetivo resgatar os direitos das crianças. Você pode ajudar também doando alimentos, roupas e brinquedos, até o dia 14 de outubro.

As doações podem ser entregues na Loja Vazia do Shopping Patteo, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, ou no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), na Rua Capitão Lima, no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife. Tudo será encaminhado para a Instituição Casa de Passagem.