Outubro Rosa

Espetáculo mostra dança como forma de prevenir e ajudar a curar câncer

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 17/10/2018 às 9:45

-Reprodução/TV Jornal

No mês do Outubro Rosa, dedicado à luta e à prevenção contra o câncer de mama, o Recife terá uma apresentação diferenciada para chamar a atenção do público acerca do tema. O espetáculo “Magna: A Dança que Cura” será realizado por mulheres que tiveram a doença e encontraram na dança a força para enfrentar os desafios do câncer.

De acordo com especialistas, muito mais que o bem estar, o exercício físico ajuda também na prevenção e na cura dessa doença. Uma pesquisa americana realizada em 2017, com mulheres com mais de 50 anos e acima do peso, revela que a prática de atividade física reduz a probabilidade de desenvolver o câncer de mama em até 30%.

Essa realidade foi a mesma enfrentada pela bailarina e jornalista Chistianne Galdino. A paixão pela dança e a busca pela melhor qualidade de vida para enfrentar a doença foram o estímulo para que ela voltasse ao ballet em 2017, após 15 anos longe dos palcos. “Nós temos uma missão de falar através do corpo, de sorrir e mostrar que não precisa encarar com dor, mas sim com a vontade e a crença de que através da dança e da atividade física, a cura fica bem próxima da gente”, explica.

Veja a orientação médica

O espetáculo

A atitude de Chistianne foi o incentivo para que outras colegas participassem do projeto e assim desenvolvessem um espetáculo especial, trazendo a dança como uma forma de ajudar na cura do câncer. A iniciativa visa a alertar e conscientizar sobre o enfrentamento à doença.

O espetáculo, que conta com ritmos de danças populares e músicas de artistas pernambucanos, dura aproximadamente uma hora. A estreia está marcada para esta quinta-feira (18), no Teatro Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.