Vestibular

Instituto JCPM promove aulão especial para o Enem 2018

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 25/10/2018 às 7:30

-Reprodução/TV Jornal

Faltando pouco mais de uma semana para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitos alunos estão na corrida final de preparação para a principal prova do país, que garante a entrada no Ensino Superior. Por isso, mais de 600 alunos e ex-alunos de escolas públicas, que moram nas comunidades do Pina e de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, participaram de um aulão especial no Teatro RioMar.

O aulão foi promovido pelo Instituto JCPM e agregou diversas atividades lúdicas, com dança e música, para incentivar o aprendizado focado nas provas do Enem. Nas edições desse ano, o formato das aulas foi uma disputa eleitoral, na qual o estudantes escolheram o “candidato da aprovação”.

“A gente dividiu as áreas do Enem por partido e cada professor acabou se transformando em um líder desse partido e a gente conduziu a tarde de forma lúdica, divertida, com conteúdos e ‘bizus’ nessa pegada”, explica o coordenador de Projetos Sociais do IJCPM, Carlos Duarte.

Para os alunos, a atividade foi de certa maneira engrandecedora e trouxe uma melhor expectativa para a realização das provas. “Na verdade, a gente fica um pouco ansioso, mas todos os professores, juntamente com o Instituto, nos ensinam que tudo vai dar certo se a gente vem estudando o ano todo, fazendo a nossa parte”, explica a estudante Hana Gabriele.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio completa 20 anos em 2018 e traz algumas novidades para esta edição. O tempo de realização do segundo dia de provas foi ampliado: os candidatos terão cinco horas para resolver as questões de Ciências da Natureza e Matemática. As regras do Enem são publicadas em todas as edições no edital e na Cartilha do Participante.

A primeira etapa do Exame será realizada no domingo, 4 de novembro, com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já a segunda prova será no dia 11 de novembro, uma semana depois, com a aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias.

O que pode levar para a prova?

Os candidatos precisam levar o documento de identificação com foto, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de Reservista ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No dia do exame, os aplicadores entregam aos candidatos um guarda-objetos destinado aos objetos proibidos durante a prova, como eletrônicos, lápis, caneta que não seja feita de material transparente, borrachas, livros, calculadoras, fones de ouvido, assim como óculos e chapéus. Sobre a mesa devem ficar apenas a caneta feita em material transparente e o documento de identificação.