Petrolina

Mulher cola botão da urna, mesária filma ação e acaba sendo presa

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/10/2018 às 7:30

-Reprodução/TV Jornal

Um crime eleitoral de fraude de urna eletrônica foi identificado, nesse domingo (28), em Petrolina, cidade do Sertão de Pernambuco. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma eleitora colou os botões da urna eletrônica, danificando o equipamento.

Uma mesária, de outra seção eleitoral, identificada como Daniela Andrade Rodrigues, soube do ocorrido e fez vídeos da urna com os botões colados. A profissional divulgou as imagens nas redes sociais, sugerindo fraude e acabou presa em flagrante. A profissional foi liberada na audiência de custódia.

Já a mulher de colou os botões na urna não foi identificada. Ainda de acordo com o balanço do TRE, outras 135 urnas eletrônicas, das 20 mil usadas durante o dia de votação no Estado apresentaram problemas e tiveram que ser trocadas por outras. O número é considerado baixo pelo órgão.

Voto repetido

No Colégio Santa Maria, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, um homem acabou votando duas vezes, na seção 62. Segundo testemunhas, o eleitor acabou votando no lugar de outra pessoa que estava atrás dele na fila, gerando uma confusão no local. O cidadão prejudicado foi embora sem votar.

Os advogados do Partido dos Trabalhadores (PT) foram até o colégio eleitoral para tentar impugnar a urna. No entanto, o TRE considerou um erro dos mesários e da pessoa que votou duas vezes. A situação ainda será investigada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Veja quais crimes eleitorais foram identificados: