Luta

Dia da Consciência Negra é marcado por relatos de desigualdade no país

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/11/2018 às 7:30

-Reprodução/TV Jornal

Nesta terça-feira, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data é marcada pela morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos de luta contra a escravidão em todo o Brasil. Há 130 anos, a prática de comprar e vender pessoas negras foi abolida do país, através da Lei Áurea, mas a desigualdade continua nos dias atuais.

De acordo com dados de um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos cerca de 13 milhões de desempregados no país, mais de 8 milhões são pretos ou pardos. Quanto aos números de trabalhadores com empregos formais, os brancos representam 19 milhões, os pardos apenas 12 milhões.

Quando os negros chegam aos cargos com carteira assinada, mais uma discrepância é a diferença nos salários. A pesquisa do IBGE ainda afirma que o negro recebe cerca de R$ 1.200 a menos que um homem branco.

Confira a matéria:

Escolaridade

Assim como no mercado de trabalho, a falta de oportunidade também se apresenta no âmbito escolar. Exemplo disso, é que os negros ocupam apenas 12,8% das vagas nas universidades públicas do país. A série de desigualdades machucam quem luta para conquistar um espaço, por isso, a denúncia contra o racismo é feita em vários setores do país.