Segurança Pública

Pernambuco vai ganhar presídio de segurança máxima em 2019

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/12/2018 às 9:21

-Reprodução/TV Jornal

Pernambuco recebeu do Governo Federal recursos para a construção de um presídio de segurança máxima, que ficaria localizado em Itaquitinga, na Zona da Mata Norte. O anúncio foi feito na noite dessa segunda-feira (17), pelo deputado federal e ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann. Durante o evento, ele também se despediu da vida pública, que deixará a partir do próximo ano.

O acordo assinado entre Jungmann e o governador do Estado, Paulo Câmara, formaliza a federalização da lll Unidade de Regime Fechado de Internação (URFI) do Centro Integrado de Ressocialização (CIR). A construção deverá seguir padrões americanos e, segundo o ministro, ainda contará com apoio da ONU-PE para a construção. “Nossa expectativa é de que, ao longo do primeiro semestre, ou talvez o segundo semestre de 2019, essa unidade esteja integralmente concluída”, afirma.

Paulo Câmara ainda afirmou que a unidade será de extrema importância para diminuir a superlotação nos presídios de Pernambuco. “Nós já temos um bloco pronto, o segundo fica em fevereiro e esse terceiro vai ser federalizado para presos perigosos e de alta periculosidade. Esse é um importante passo para a gente concluir mais uma etapa de Itaquitinga, que é um Centro de Ressocialização importante para a gente desafogar o número de presos que nós temos hoje em nosso sistema”, explica.

Mais investimento na segurança

Ainda durante o evento, foi anunciada também a disposição de dinheiro para construção de três Centros Comunitários da Paz (Compaz) no Recife. O Governo Federal autorizou o repasse de cerca de R$ 18 milhões para a construção das unidades. “A gente identificou as áreas vulneráveis à violência para poder localizar os novos Compaz: conseguimos os terrenos, fizemos os projetos que eram necessários para a captação de recursos e agora a captação de R$ 18 milhões do ministro Raul Jungmann para a gente poder fazer as unidades”, afirma o prefeito Geraldo Julio.

As estruturas serão construídas nos bairros do Pina e Ibura, na Zona Sul do Recife, e na Várzea, na Zona Oeste. Os espaços comunitários vão se somar aos dois já em funcionamento na cidade: o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, que, juntos, possuem cerca de 30 mil pessoas cadastradas e realizam aproximadamente 80 mil atendimentos por mês.