Agreste

Vídeo: cano de adutora estoura e gera vazamento em Belo Jardim

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/12/2018 às 11:32

-Reprodução/TV Jornal

Uma tubulação da Adutora do Agreste rompeu, na cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, nessa quarta-feira (19). Um vídeo feito com um celular mostra a força da água. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) fazia um teste na tubulação, transferindo água de Pesqueira para Belo Jardim, quando houve o rompimento. Comerciantes aproveitaram para encher os caminhões-pipa. Para evitar o desperdício, a Compesa desligou a válvula, interrompendo o vazamento.

A previsão é de que tudo esteja normalizado até a próxima terça-feira (25). A água chegou a invadir oito residências que estão localizadas próximas à rodovia. A Compesa ressaltou que providenciou carros-pipa para realizar a limpeza das casas atingidas, e também está fazendo o levantamento dos prejuízos aos moradores que tiveram móveis e outros bens danificados.

Situação

Somente em Belo Jardim, 76 mil pessoas são atendidas pela Compesa. Atualmente, o município está em situação de pré-colapso, por conta da seca na Barragem de Ipojuca e na Barragem do Bitury, que passou a registrar apenas 3% da sua capacidade de armazenamento - que é de 17 milhões de metros cúbicos.