Ano Novo

Veja como cuidar dos seus bichinhos na hora da queima de fogos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 27/12/2018 às 9:00

-Reprodução/TV Jornal

Os fogos de artifício são tradicionais atrações nas festas de Ano Novo. No entanto, há quem não goste e tenha muito medo deles: os bichinhos de estimação. Algumas medidas simples podem ajudar a diminuir o sofrimento desses animais durante o período.

De acordo com o adestrador de animais Reginaldo Silvestre, o problema do medo de fogos pode ser minimizado dias antes da virada de ano. “Pode começar com bolas de festas, estourando ela cerca de 10 vezes ao dia, dentro do apartamento. No começo, o cão vai ficar ansioso, ver de onde vem o barulho, depois vai associar o som àquele balão”, explica.

Além disso, Silvestre afirma que manter o ambiente isolado do som dos fogos, ou mesmo com uma música alta dentro da residência, pode ajudar o cão a superar o medo. E para tirar a ansiedade e o estresse do pet, é sempre bom dar um passeio pela vizinhança, no dia seguinte à virada.

Por que os cães têm tanto medo?

A época de fim de ano costuma ser um pesadelo para os cachorros e até mesmo gatos que vivem em apartamentos e casas perto da orla, por causa dos fogos de artifício e do grande barulho na praia. O medo do cão surge, porque os animais têm uma capacidade auditiva diferente do ser humano. A potência com que o som chega para eles é bem mais alta, por isso, o medo dos fogos.