IBGE

Mercado informal é saída para altos níveis de desemprego no Brasil

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 02/01/2019 às 9:58

-Reprodução/TV Jornal

Pernambuco tem um dos maiores índices de desemprego do Brasil. Sem carteira assinada, a saída para muita gente é o mercado informal. De acordo com o último balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente aos meses de setembro, outubro e novembro de 2018, mais de 12 milhões de pessoas estão procurando emprego no país. Um registro de 11,6% de taxa da população economicamente ativa.

Ainda segundo a pesquisa, nos meses de setembro, outubro e novembro do ano passado, houve um crescimento de mais de um milhão de postos de trabalho. No entanto, nesse período, a informalidade atingiu um nível recorde desde 2012, totalizando mais de 23 milhões de pessoas trabalhando por conta própria e mais de 11 milhões trabalhando no setor privado, mas sem carteira assinada.

Pernambuco

Em Pernambuco o dado mais recente de desemprego divulgado pelo IBGE foi em novembro do ano passado, referente aos meses de agosto setembro e outubro. Nesse período, o Estado apresentou uma taxa de desemprego de 16,7%.