Religião

Paixão de Cristo de Olinda faz homenagem a José Pimentel

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/04/2019 às 9:35

-Reprodução/TV Jornal

A cidade de Olinda, no Grande Recife, recebe até o domingo (21), a tradicional Paixão de Cristo. O espetáculo é celebrado na Praça do Carmo, no Sítio Histórico, com apoio da Prefeitura, e faz uma homenagem a José Pimentel. O acesso é gratuito e a apresentação começa sempre às 20h. A produção conta com 80 atores e 100 figurantes. Haverá ainda um aparato técnico de 60 profissionais.

O drama da crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo foi interpretado por Pimentel por mais de 40 anos. O diretor e ator morreu no dia 14 de agosto de 2018, aos 84 anos. Agora, a encenação passa a ser apresentada na cidade de Olinda após acordo da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo do município e os produtores do tradicional espetáculo.

Missa Campal

A encenação da Paixão de Cristo de Olinda, em homenagem a José Pimentel, acontece na Praça do Carmo, contou ainda com uma cerimônia que emocionou os presentes antes mesmo da primeira cena. O motivo é que, também nessa quinta-feira (18), foi celebrada a tradicional Missa de Lava Pés, às 19h, no palco, antes da apresentação. No sábado de Aleluia (20), no mesmo horário, será realizada a celebração, mas desta vez, dentro da Igreja do Carmo.

Prior do Convento do Carmo de Olinda, Frei Luiz, presidiu a cerimônia religiosa na quinta-feira, que retrata um dos períodos mais marcantes do Cristianismo. Quando Jesus, durante a ceia se levanta, lava e enxuga os pés dos seus discípulos. Deixando, sobretudo, a mensagem da humildade para as pessoas.