Alerta

Uso exagerado de eletrônicos pode acelerar miopia em crianças

Cada vez mais cedo, crianças utilizam celulares e tablets de maneira excessiva. Esse uso pode desencadear ou agravar a miopia, dizem especialistas

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A miopia é uma condição do olho caracterizada pela má visão à distância, ou seja, os portadores desse distúrbio possuem dificuldade em "ver de longe". Além da genética, fatores ambientais podem interferir na agravação da miopia, como o uso inadequado e excessivo de celulares, smarthpones ou tablets. Nos dias atuais, é normal ver crianças utilizando esses aparelhos eletrônicos, mesmo com pouca idade. Especialistas fazem um alerta e garantem que esse contato, muitas vezes exagerado, pode acelerar o processo da miopia nos pequenos.

Confira a reportagem

Precaução

O oftalmologista José de Barros aconselha a manter o aparelho eletrônico, durante uso, a 30cm/40cm de distância do rosto e evitar utilizá-lo por períodos prolongados.

Dados da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano de 2020, 35% da população mundial tenha miopia. Segundo a organização, esse número pode chegar aos 52%, no ano de 2050.