Grande Recife

Escolas municipais vivem situação de descaso em Moreno

Em uma das escolas, os alunos dividem o pátio com uma caixa d'água e, segundo a diretora, falta até água mineral

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A situação dos alunos de escolas públicas do município de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, está complicada. Os funcionários denunciam que faltam livros, alimentos para a merenda escolar e até água mineral. Eles dizem ainda que os estudantes ficam em espaços improvisados, há problemas estruturais e falta manutenção em toda a parte elétrica, hidráulica e na pintura dos prédios.

Na calçada da Escola Municipal Josefa Alves, por exemplo, há um bueiro aberto. É possível encontrar ainda fiações expostas nos banheiros e a presença de uma caixa d'água no meio do pátio escolar. A comida das crianças, durante todo o dia, se resume a bolachas.

Veja

Escola Otoniel Lopes

Na Escola Municipal Otoniel Lopes, os professores estão tendo que dar aulas de reforço aos alunos no pátio, por não haver salas suficientes para comportar todos os estudantes. Segundo a presidente do sindicato dos professores de Moreno, Josineide Oliveira, faltam livros didáticos em toda a rede escolar do município.

Nota

Por meio de nota, a Prefeitura de Moreno informou que vai repor a tampa do bueiro que fica na calçada da Escola Josefa Alves. Disse ainda que a escola passa por um processo de manutenção de toda parte elétrica, hidráulica e na pintura de todo o prédio.

A prefeitura informou ainda que a caixa d'água no pátio será levada para um espaço mais apropriado. Quanto à merenda, a informação da prefeitura de Moreno é que a situação será normalizada até a próxima semana.

A gestão municipal negou a falta de livros didáticos e não comentou a falta de água mineral para os alunos. Em relação à sala de aula improvisada no pátio da Escola Otoniel Lopes, a Prefeitura informou que o local é usado apenas para atividades extraclasse.