Festas juninas

São João do Recife começa com a Caminhada do Forró

Caminhada movimenta Centro do Recife com muitas cores e sons

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 13/06/2019 às 12:00
Andréa Rêgo Barros/ PCR
FOTO: Andréa Rêgo Barros/ PCR

O Bairro do Recife será tomado pelo forró nesta quinta-feira (13), por causa da 15º edição da Caminhada do Forró. Sanfoneiros e artistas pernambucanos vão sair em cortejo, a partir das 19h, pelas ruas Martins de Barros, Rio Branco e Bom Jesus, até chegar à Praça do Arsenal.

No palco, haverá um sexteto sanfônico formado por Cezzinha, Terezinha do Acordeon, Luizinho de Serra, Nenén Oliveira, Zé Bicudo e Derico Alves. Os instrumentistas interpretam juntos as músicas Escadaria, Feira de Mangaio, Milonga e Vida de Viajante, celebrando a figura icônica do sanfoneiro. A concentração é a partir das 17h, na Rua da Moeda.

Percurso

A caminhada passa pelas Ruas Mariz de Barros, Rio Branco, Bom Jesus, até chegar à Praça do Arsenal. A Frevioca – uma das marcas do Carnaval do Recife – transforma-se em Forrovioca e segue tocando, ao som da sanfona, zabumba e triângulo, clássicos dos mestres Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino e Dominguinhos, com o auxílio vocal do cantor Edi Carlos.

Surgimento

A ideia da criação da Caminhada do Forró surgiu de conversas entre o cantor e compositor Petrúcio Amorim e o hoje secretário de Turismo da Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, Bruno Reis. “O evento é de importância fundamental para a manutenção do tradicional forró pé de serra, do forró raiz do Nordeste. Além disso, é uma opção para quem mora na capital e não precisa ir ao interior”, ressalta Bruno Reis.