Precariedade

Frequentadores denunciam descaso em parques públicos do Recife

Obras paradas, brinquedos pichados, falta de manutenção e policiamento são alguns dos problemas presentes nos parques da cidade

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

No período de férias escolares, uma opção para a os pais se divertirem com a criançada são os parques públicos. No entanto, no Recife, vários problemas podem ser encontrados nesses espaços. Falta de iluminação, estruturas precárias, obras inacabadas e insegurança são algumas da reclamações encontradas em parques das zonas Norte e Oeste da cidade.

Já na Zona Sul do Recife, os frequentadores do Parque do Sargento, no bairro do Ipsep, reclamam da falta de higienização do espaço, das calçadas quebradas e dos brinquedos pichados e deteriorados.

Confira

Obra parada

No Parque Santana, que fica no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, a pista de skate devia ter sido concluída em outubro de 2018. No entanto, segundo os moradores, a obra, orçada em quase R$ 500 mil, está parada há meses.

Falta de arborização e estrutura coberta

No Parque da Macaxeira, Zona Norte do Recife, frequentadores sentem falta de uma maior área verde e de uma estrutura coberta para se proteger da chuva. "Quando chove, fica difícil, porque não tem onde se proteger", disse o zelador Luiz Carlos da Silva.

Falta de policiamento e iluminação

A insegurança toma conta de pontos como o Parque da Macaxeira, o Parque do Sargento e o Parque do Caiara. Os frequentadores denunciam que o policiamento nos locais foi reduzido e a falta de iluminação aumenta o perigo. "Não temos segurança aqui. Tem que melhorar nisso. Falta manutenção também nos brinquedos, o capim tá grande", listou a coordenadora financeira Conceição Rodrigues.

Nota

Em relação à iluminação e aos problemas na estrutura, a Prefeitura do Recife informou que os reparos serão feitos ainda neste semestre. Disse ainda que, até março deste ano, foram plantadas mais de quinhentas mudas de árvores no Parque da Macaxeira. Quanto à falta de iluminação do parque do Caiara e as ruas do entorno, a Prefeitura do Recife diz que vai enviar equipes para fazer um levantamento da situação. O Governo do Estado, responsável pela construção da pista de skate do Parque Santana, informou que o espaço ficará pronto até o fim deste mês. Sobre a insegurança, a Polícia Militar garante que faz rondas nos parques.