Agreste

Festival de Inverno de Garanhuns começa nesta quinta-feira

Garanhuns espera movimentar economia durante o FIG, que se estende até o dia 27 de julho

Divulgação/Prefeitura de Garanhuns
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Garanhuns

A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, já iniciou as preparações para promover o tradicional Festival de Inverno (FIG), que tem início nesta quinta-feira (18). Com atrações gratuitas de música, teatro, artes plásticas, cinema e literatura, a 29ª edição do evento se estende até o dia 27 de julho.

>>>Confira a programação completa do FIG 2019

>>>FIG: prefeito de Garanhuns fala sobre baixas temperaturas na cidade

Na expectativa de receber um bom público e movimentar a economia da cidade, os donos de hotéis estão otimistas. "A taxa de ocupação está no percentual dos 90% para todo o período do festival", contou o empresário Alison Monteiro. Assim como a rede hoteleira, o setor gastronômico da cidade aguarda um fluxo maior. "Nossa expectativa sempre é positiva nessa época. Estamos bem preparados para atender as demandas do restaurante", afirmou o gerente Valdeci Francisco.

>>>Golpe: suposto membro do PCC aluga casa para o FIG e ameaça estudantes

Confira

FIG 2019

Neste ano, o homenageado é o cantor paraibano Jackson do Pandeiro - celebram-se os 100 anos do seu nascimento. Segundo o Governo do Estado, o investimento no FIG deste ano foi de R$ 8,5 milhões. O evento conta com apoio da Cepe Editora, Sesc e Sebrae e parceria com a Prefeitura de Garanhuns.

Na programação musical, os destaques são Alcione, Elba Ramalho, Lenine, João Bosco, Maria Rita, Roberta Miranda, Fafá de Belém, Eddie, Tony Garrido, Zélia Duncan, Céu, Otto, Jards Macalé, Ave Sangria, entre outros. No teatro, o destaque é a exibição do espetáculo O Som e A Sílaba, do diretor Miguel Falabella. A programação literária celebra a vida e obra do poeta e agitador cultural Jomard Muniz de Britto.

No total, o FIG 2019 vai contar com seis polos musicais. São eles: o Palco Mestre Dominguinhos, o Palco Pop, o Palco Forró, o Palco Instrumental, o Palco da Cultura Popular, além do Som na Rural e dos projetos Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música na Catedral de São Pedro. Confira AQUI a programação completa do evento.