
Por causa da chuva, 12 pessoas morreram e mais de mil ficaram desalojadas, em sete cidades
Moradores ainda sofrem com prejuízos após chuvas - Foto: Reprodução/TV Jornal
A chuva que atingiu a Região Metropolitana do Recife, na semana passada, fez muitas vítimas. Os transtornos continuam em Abreu e Lima, onde moradores de Caetés um passaram o fim de semana ainda sem energia. Em Igarassu, as aulas estão suspensas em algumas escolas da rede pública que servem de abrigo para quem não conseguiu voltar pra casa.
Por causa da chuva, 12 pessoas morreram e mais de mil ficaram desalojadas, em sete cidades. Algumas organizações estão se mobilizando para ajudar essas pessoas.
As doações para as vítimas da chuva podem ser entregues no Shopping Igarassu que fica no centro da cidade. Entre os itens mais necessitados estão roupas de bebê e criança, peças íntimas e materiais de higiene e limpeza, incluindo absorvente.
Em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, a Primeira Igreja Batista em Abreu e Lima está recolhendo doações. O endereço da igreja é Rua Manoel Caldas de Araújo, nº 100, Centro. Os voluntários ficam de plantão das 9h às 17h, e os itens que estão sendo priorizados são:
O Movimento Novo Jeito, Ong Samaritanos, FAPA, Movimento Inspire e Mosaico, deram início a uma campanha em prol da cidade de Barreiros e RMR que foram atingidas pela chuva. Todas doações estão sendo programadas para serem arrecadadas até o dia 2 de agosto e levadas por voluntários no dia 4.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos disponibiliza abrigo emergencial para os casos de calamidade pública. O Abrigo do Gusmão, com capacidade para receber 100 pessoas, funciona 24h. No local, há alojamento com camas, banheiros, (1 com acessibilidade), refeitório, onde são servidas três refeições diárias e lavanderia. O abrigamento é feito por encaminhamento da Defesa Civil.
A Secretaria de Saúde de Olinda está oferecendo serviços gratuitos em abrigos de chuva. Os quatro pontos de abrigo disponibilizados pela Prefeitura de Olinda por conta das fortes chuvas recebem, nesta quinta (25), uma ação gratuita de saúde. Médicos e enfermeiros do município vão ofertar vacinas, aferir pressão, passar orientações nutricionais, entre outros.
Localização dos abrigos:
"Além dos serviços, os médicos vão levar donativos, como roupas, sapatos e materiais de higiene pessoal. Nesses locais vamos receber as doações de quem quiser ajudar", disse a secretária executiva de Saúde, Zelma Pessôa.
Em situação de emergência, acione a Defesa Civil de Olinda, que está de plantão 24h por dia: 0800 281 2112, 3429-9838 e 99266-5307.
A campanha OAB Solidária arrecada doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal até o dia 31 de julho. A OAB Nacional também participará da campanha com arrecadação e posterior envio a Pernambuco de produtos de primeiras necessidades para os prejudicados pelas chuvas. As doações podem ser entregues na sede da OAB-PE, no Centro do Recife, na sede da Caape, nos pontos Caape e também nas sedes das subseccionais da OAB-PE. Todo o material arrecadado será entregue à Secretaria de Assistência Social do Recife para ser repassado às famílias desabrigadas e desalojadas atendidas pelo município.
A Prefeitura do Paulista está disponibilizando nove pontos de arrecadação de donativos. Ao todo, sete escolas e a Secretaria de Educação (endereços na tabela abaixo) estão recebendo doações, no horário das 7h às 17h. Outro ponto de arrecadação é a secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que vai receber donativos durante 24h.
O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, anunciou uma campanha iniciada pela Igreja Católica para arrecadar doações para as famílias atingidas pelas chuvas.
Número da conta para doações intermediadas pela Igreja Católica:
CARITAS ARQUIDIOCESANA DE OLINDA E RECIFE
CNPJ: 29.420.681/0001-29 Banco do Brasil;
Agência 2805-3;
Conta corrente 60691-X
A vítima foi baleada dentro do carro
Localizada em Jaboatão dos Guararapes, a casa oferece assistência a 26 idosos
Veja como se proceder e o que fazer, caso tenha sido vítima do golpe