Saúde

Saiba mais sobre a Esclerose Múltipla e veja exemplo de superação

Agosto Laranja representa o mês de conscientização da Esclerose Múltipla

Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

O Agosto Laranja representa o mês de dedicação à conscientização da Esclerose Múltipla, uma doença rara, sem cura, que atinge o sistema nervoso e pode comprometer os movimentos do corpo e causar perda da visão e dores. Receber o diagnóstico pode ser difícil, mas há exemplos de que é possível transformar esse momento difícil em motivação para viver melhor.

Receber o diagnóstico da esclerose pode ser difícil, mas pessoas conseguem transformar esse momento em motivação. É o caso do gerente financeiro Matheus Cedrim, portador da doença que pratica exercícios regularmente, visando a uma maior qualidade de vida. Ele encontrou no crossfit, uma arma para enfrentar a esclerose múltipla.

>>>SUS vai oferecer medicamento para pacientes com esclerose múltipla

Confira

Principais Sintomas

  • Fadiga
  • Formigamento ou queimação nos membros
  • Visão embaçada
  • Dupla ou perda da visão
  • Tontura
  • Rigidez muscular
  • Problemas de cognição

Palavra do especialista

"É uma doença que tem como característica ser desencadeada em pessoas mais jovens, entre os 20 e 40 anos, e tem uma pré-disposição maior no sexo feminino. Muitas vezes, o diagnóstico de forma correta, na forma inicial, ajuda a retardar e minimizar as sequelas que a doença pode deixar", explicou o médico neurologista Marcelo Ataide.

Pedalada

Para chamar a atenção sobre a doença vai ter uma pedalada no domingo em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. A concentração será na orla de Bairro Novo, na altura do Shopping Patteo, e a saída está marcada para as 7h30min. O percurso é de 8km. Terão também aulas de dança e outras atividades físicas. Tudo é de graça, mas a organização pede para que os participantes levem 1kg de alimento não perecível para ajudar instituições de caridade.