Inclusão

Semana da Pessoa com Deficiência: cadeirante alerta para obstáculos

Yoko Farias, que sofreu um acidente em uma cama elástica, quando tinha 20 anos, e ficou tetraplégica, fala sobre dificuldades e desafios, na Semana da Pessoa com Deficiência

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 23/08/2019 às 12:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Todos os anos, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos com esse objetivo. Nesta Semana da Pessoa com Deficiência, Yoko Farias, que sofreu um acidente em uma cama elástica e ficou tetraplégica,há 15 anos, alerta para os obstáculos diários que os cadeirantes são obrigados a enfrentar.

Conheça a história de Yoko Farias:

Programação

Olinda

A Vila Olímpica de Rio Doce, em Olinda, recebe, nesta sexta-feira (23), uma programação diversificada como parte do conjunto de ações da Semana da Pessoa com Deficiência. Avaliação nutricional, aferição da pressão arterial, terapias alternativas, aulão de ritmos, emissão do cartão de livre acesso estarão sendo disponibilizados no local. O trabalho ocorrerá das 9h às 12h. A iniciativa conta com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos; Saúde e de Educação, Esportes e Juventude.

Recife

Na capital, nesta sexta-feira (23), o Praia Sem Barreira, da Prefeitura do Recife, promove o IV Luau para os frequentadores do Projeto e convidados, na Praia de Boa Viagem, posto 07, na altura da rua Bruno Veloso, das 18h às 21h. A programação é realizada dentro da 18° Semana da Pessoa com Deficiência, que segue até o próximo dia 28, trazendo várias atividades para esse público, entre elas exposições, visita guiada ao Mamam e passeio de catamarã.

O projeto Praia Sem Barreira oferece semanalmente banho de mar assistido com cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis que garantem o acesso à faixa de areia das pessoas com deficiência, de sexta a domingo e nos feriados, das 8h às 13h. Tudo é acompanhado por monitores e uma equipe técnica especializada, formada por fisioterapeutas, psicólogos e cuidadores. O acesso à área do projeto é localizada na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. Para garantir a autonomia de quem quer participar das atividades, as calçadas são acessíveis e foram instalados semáforos sonoros no entorno da arena do projeto.

Jaboatão dos Guararapes

Na próxima segunda-feira (26), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes dará início ao ciclo de atividades em alusão à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A abertura do evento ocorrerá às 9h, na Escola Municipal Antônio Januário, no bairro de Prazeres, quando alunos com deficiência da unidade de ensino poderão participar do projeto Bike sem Barreiras, que, por meio de bicicletas adaptadas, leva a experiência do esporte a pessoas com mobilidade reduzida.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência acontece entre os dias 26 a 31 de agosto. O tema deste ano traz para discussão, no âmbito das políticas públicas, tópicos como revisar, propor, fortalecer ações efetivas, garantir e melhorar as condições de vida da pessoa com deficiência e Transtorno do Espectro Autista, no município.

O objetivo da ação é informar à sociedade e aos demais órgãos públicos as ações que são realizadas pela sociedade civil e pelo governo municipal voltadas às pessoas com deficiência.