Saúde

Veja onde encontrar ajuda gratuita para parar de fumar

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é nesta quinta-feira (29) e serve de alerta para os diversos problemas de saúde ocasionados pelo tabaco

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 29/08/2019 às 6:50
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A data 29 de agosto é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, para alertar para os diversos problemas de saúde ocasionados pelo tabaco. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é uma epidemia global, responsável por cerca de seis milhões de mortes a cada ano, das quais mais de 600 mil por tabagismo passivo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Destes, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% dos óbitos por diversos tipos de câncer, 25% das mortes por doença coronariana (angina e infarto) e 25% dos óbitos por acidente vascular cerebral (AVC).

Tratamento

No Recife, a Prefeitura oferece tratamento para o tabagismo nos Caps AD. O tratamento consiste em atividades em grupo, em que os usuários podem falar sobre as suas dificuldades e ouvir depoimentos de pessoas que conseguiram deixar de fumar. Além disso, é construído um Projeto Terapêutico Singular, que avalia cada um dos casos de pacientes que dão entrada nas unidades de saúde e traça uma linha de atuação de acordo com as características e necessidades de cada um. Esses processos duram, em média, 16 semanas. Nem todos os usuários precisam de medicação, por isso, é preciso avaliá-los de forma individual.


Quem quer deixar de fumar, pode procurar ajuda em um dos cinco Caps AD da rede municipal onde há os grupos de tabagismo. Os interessados podem procurar as unidades espontaneamente ou podem tirar dúvidas pelo telefone (81) 3355-2821 ou pelo e-mail: [email protected].

Confira abaixo os endereços:


Caps AD Vicente Araújo - Rua Couto Magalhães, n° 480, Rosarinho


Caps AD Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Álcool e Outras Dogras (CPTRA) - Avenida Conselheiro Rosa e Silva, n° 2.130, Tamarineira


Caps AD Espaço Travessia René Ribeiro - Rua Jacira, n° 210, Afogados


Caps AD Professor José Lucena - Rua Santos Cosme e Damião, n° 186, Ipsep


Caps AD Centro Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana – Rua Rondônia, n° 100, Zumbi

Fumantes do Recife

Em relação ao hábito de fumar, segundo dados do Ministério da Saúde, o Recife registrou uma redução de 37,4% do tabagismo (passou de 14,7% de prevalência em 2006 para 9,2% em 2017). Quanto ao sexo, o hábito de fumar é mais verificado nos homens do que nas mulheres e, em ambos os sexos, vêm ocorrendo uma redução gradativa desse hábito. A proporção de mulheres fumantes passou de 11% em 2006 para 6,8% em 2017, enquanto a proporção de homens fumantes passou de 19,3% para 12,2% no mesmo período. Verifica-se também uma diminuição dos fumantes passivos de 2009 a 2017, tanto no domicilio (33,5%) como no local de trabalho (44%).

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, 4,5% dos usuários cadastrados na Atenção Básica (24 mil pessoas) são fumantes. Nas escolas públicas e privadas da capital pernambucana, 12% dos estudantes do 9º ano já experimentaram cigarro - menor índice entre as capitais, segundo o IBGE. No Brasil, esse percentual chega a 18,4%. No Recife, 21% dos pais dos alunos do 9º ano fumam (pelo menos um dos dois pais ou responsáveis), de acordo com o Ministério da Saúde. No País, esse índice passa dos 26%.

Atividades no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Olinda

Práticas integrativas chinesas, aulão de ritmos e palestras de saúde com foco nos usuários de cigarro irão fazer parte, nesta quinta-feira (29.08), a partir das 7h, das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, em Olinda. O evento será promovido no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS-AD), na Rua Pereira Simões, 155 - Bairro Novo. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria das Politicas Estratégicas, Coordenação do Tabagismo, CAPS-AD e Secretaria Executiva de Esportes.

Recife

A Prefeitura do Recife promove diversas atividades gratuitas e abertas ao público em alusão ao Dia Nacional Contra o Fumo, celebrado nesta quinta-feira (29). A Secretaria de Saúde do Recife vem desenvolvendo ações em diversas Unidades de Saúde da Família e em escolas municipais cobertas pelo Programa de Saúde nas Escolas (PSE). Nesta quinta, o evento será no edifício sede da PCR.

Programação da PCR:

Atividade: Avaliação física, práticas corporais, apresentação de esquete teatral e orientações sobre tabagismo com profissionais dos Caps AD

Local: Térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife

Horário: 8h às 12h

Atividade 2: Visa intensifica ações para coibir o uso do cigarro em ambientes fechados

Local: Boates, bares e casas de festas do Centro do Recife

Horário: 19h