Campanha Mundial

Setembro Amarelo: Campanha marca o mês de prevenção ao suicídio

Em Pernambuco, 1.885 pessoas tentaram tirar a própria vida no ano de 2018. Parte dos casos de suicídio estão ligados à depressão

Imagem: Reprodução Internet
FOTO: Imagem: Reprodução Internet

A cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida no Brasil. A informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS). São mortes que, segundo especialistas, poderiam ser evitadas. Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio, com a campanha mundial "Setembro Amarelo".

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 1.885 pessoas tentaram tirar a própria vida no estado de Pernambuco no ano de 2018. Parte dos casos de suicídios está ligada à depressão. Falar sobre o assunto é necessário e pode salvar vidas.

>>>Brasil é 8º país com mais suicídios; veja como CVV ajuda na prevenção

Confira a reportagem

Números em PE

No balanço da SES, foi constatado um aumento no número de tentativas de suicídio em Pernambuco. Em 2018, foram registrados 1.885 casos, o que representa um aumento de 709 casos em relação aos números de 2017.

Como identificar e ajudar

Identificar uma pessoa que deseja se suicidar não é tarefa simples, mas segundo especialistas, prestar atenção no comportamento da pessoa pode ser o início de uma grande ajuda. Outra forma de apoio chega do trabalho realizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). O serviço funciona 24 horas, por meio de um contato por telefone que pode ser realizado gratuitamente. O telefone do Centro de Valorização da Vida é 188. Você também pode entrar em contato pelo site www.cvv.org.br.

Seja um voluntário

E você também pode se candidatar para ser voluntário do CVV. Para isso, tem que se inscrever e passar por um curso de capacitação. A inscrição é feita pela página do Facebook Oficial do CVV. No Recife, 53 voluntários atendem, 24 horas por dia, pessoas que precisam de ajuda.