Motoristas, passageiros e pedestres que já sofreram algum acidente no trânsito têm acesso e direito ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). O benefício que foi criado para garantir indenizações oferece três tipos de cobertura: em casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas. O prazo para solicitação do seguro é de 3 anos após a data do acidente.
Segundo estimativas, de janeiro a junho de 2019, foram pagas 7.715 indenizações do seguro em Pernambuco. Dessas, 4.449 foram para motoristas, 2.207 para pedestres e 1.059 para passageiros. Ao todo, 46,5% dos pagamentos do DPVAT foram concedidos para pessoas entre 18 e 34 anos.
Como solicitar o seguro
O presidente do Sindicato das Seguradoras, Carlos Valle, explica o passo a passo que o cidadão que sofre acidente no trânsito necessita fazer para adquirir o seguro. "No site, www.seguradoralider.com.br, você entra no 'fale conosco' e explica a situação; e aí terá toda orientação, sabendo onde deve dar entrada mais rápido, ou pode dar entrada em qualquer seguradora", falou.
Os valores das indenizações podem variar de R$135 à R$ 13.500. Confira os detalhes na reportagem exibida pelo Notícias da Manhã desta quarta-feira (25).
Assista: