Escolas

Estado entrega fardas com problemas, a dois meses do fim do ano letivo

O Tribunal de Contas de Pernambuco investiga o atraso

Bruno Campos / TV Jornal
FOTO: Bruno Campos / TV Jornal

Pouco mais de 50% dos fardamentos escolares de 2019 da rede estadual de ensino foram entregues, até a última semana. Entre os alunos que receberam as fardas, o problema é outro. Eles denunciam o recebimento de apenas uma das duas camisas que devem ser cedidas pelo Governo de Pernambuco, e com tamanhos desproporcionais aos solicitados.

"A farda que recebemos é enorme. Não é do tamanho adequado. Por isso, ainda temos que mandar para a costureira, para apertar˜, contou uma das alunas.

Uma das estudantes explicou, ainda, que os alunos precisaram ir à escola com outras roupas, durante todo o ano, mesmo quando muitos não têm condições de arcar com os custos para comprar outras vestimentas.

>> Denúncia: alunos de escola municipal estão sem fardamento em Caruaru

Impasse

O Tribunal de Contas do estado (TCE) de Pernambuco procura explicações para o caso, já que, de acordo com a conselheira Teresa Duere, a licitação foi feita e finalizada em março. Ela ainda alega que a "entrega foi feita de forma desordenada", em outubro, "só para alguns alunos e em quantidade inferior" à que deveria ser oferecida.

Resposta

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado informou que já entregou mais da metade das fardas, e que está trabalhando na aquisição das roupas para o ano que vem.

O texto informa que o processo de compra das camisas deste ano começou em 2018, mas foi preciso fazer uma nova licitação, por causa de uma divergência com o Ministério Público de Contas.

Teresa Duere rebate as informações. "Em nenhum momento o TCE ou o Ministério Público atrasou os processos. O governo e o secretário estão no comando há cinco anos, e em todos estes anos, o fardamento foi entregue."