DENUNCIA

Aposentado espera por cirurgia ocular há quase um ano no Recife

O Ministério Público de Pernambuco informou estar acompanhando o caso

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O aposentado Silas Araújo denunciou a demora de quase um ano para realização de uma cirurgia na Fundação Altino Ventura (FAV). O homem foi diagnosticado com descolamento na retina no olho esquerdo e não tem condições financeiras para arcar com os gastos do procedimento na rede particular que, de segundo ele, custa em torno de R$ 8 mil.

Em julho do ano passado, Silas Araújo foi até a emergência da Fundação Altino Ventura, após acordar e sentir sua visão escurecer. O diagnóstico dado pelos médicos foi de um descolamento na retina do olho esquerdo

Em novembro, ele foi encaminhado para a cirurgia, mas, após quase um ano, o procedimento ainda não tem data para ser realizado. "Até hoje estou esperando. É muito difícil, só quem passa por isso sabe", conta o aposentado.

>> Casal denuncia atendimento inadequado de hospital durante parto de filho

Dificuldade

Ele não pode sair de casa sozinho, por não enxergar bem, e a situação preocupa, ainda, a esposa dele. "Eu saio para trabalhar e fico ligando para ele. Tenho medo que ele saia para a rua e seja atropelado", conta a Edilene Batista.

Sua última consulta foi na semana passada, mas, quando chegou em casa, teve problemas no olho direito e precisou voltar para a emergência, na madrugada. "Quando chegamos lá, não tinha ninguém para atender, disseram que tínhamos que esperar até às 7 horas da manhã, porque só tinha uma médica no atendimento e ela estava em repouso", explica a esposa de Silas.

Ministério Público

A família pediu ajuda à justiça e, por meio de nota, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) informou que já acompanha o caso, que está em contato com o paciente e vai cobrar providências da instituição, com base no que for apresentado pelos médicos do Altino Ventura.