DEBATE

"Não falamos mal do Governo. Noticiamos os fatos", diz Paes Mendonça

O presidente do SJCC, João Carlos Paes Mendonça, participou de debate na Rádio Jornal para discutir os futuros desafios de Pernambuco e do Brasil

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), participou, nessa terça-feira (18), do debate do programa Super Manhã, da Rádio Jornal. Durante uma hora, ele falou sobre a situação do país, o papel dos empresários e também os desafios de Pernambuco para os próximos anos.

>> Instituto JCPM e sindicato realizam ações de combate ao câncer de mama

>> Instituto JCPM promove Maratona de Ideias para jovens de comunidades

>> 20 Minutos: Antônio Lavareda conversa com João Carlos Paes Mendonça

O debate teve mediação de Geraldo Freire e participação das jornalistas Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Ciara Carvalho, do Jornal do Commercio, e Eliane Cantanhêde , do Jornal O Estado de São Paulo. Entre os temas discutidos estão as perspectivas para Pernambuco e para o Brasil, nos ramos da economia, política, educação e tecnologia.

Assista

Turismo

O presidente do SJCC falou sobre os desafios e as dificuldades enfrentadas pelo turismo no Estado. Para João Carlos Paes Mendonça, investir em infraestrutura é fundamental para desenvolver as várias modalidades turísticas de Pernambuco. "O turismo de serviço atrai o turismo de lazer. Acho a situação atual lamentável, nosso Centro de Convenções perdeu a liderança para Fortaleza, que está com um grande centro, mas espero que a situação se normalize, pois temos muito a oferecer", afirmou.

Economia

O empresário também falou sobre as últimas medidas tomadas pelo Governo Federal, que, segundo ele, resultou num clima de otimismo entre os investidores. "Nós tivemos um primeiro momento de dificuldade no governo, mas a área econômica está fazendo um trabalho muito bom. As reformas começam a aparecer e, com elas, os juros mais baixos, apesar do PIB ruim. É necessário que as transformações aconteçam", alegou.

Sociedade

Sobre o lado do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos foi claro e direto. "Nós não falamos mal do Governo. Nós noticiamos os fatos. Temos uma posição firme e clara, os leitores do Jornal do Commercio conhecem. Seguimos a linha de independência. Não temos governo, só temos a sociedade e para isso que estamos trabalhando".

Eleições

Sobre as eleições municipais do próximo ano, João Carlos afirmou que é preciso escolher aqueles que, de fato, tenha um projeto para as cidades. "Você quer ser prefeito para quê? Para ser senador? Para ser governador? É preciso escolher candidatos que realmente tenham projetos para as cidades. Olinda e Jaboatão, cidades da Região Metropolitana, sofrem mais do que Recife com o descaso", disparou.

Futuro

Paes Mendonça se mostrou otimista com relação ao futuro do Brasil. Para ele, temos um único povo. "O que precisa é qualificar. É uma preocupação nossa. Temos seis institutos funcionando, onde 30 mil jovens já passaram por eles. Atualmente, sem qualificação pessoal, você não consegue emprego. É um papel que o Instituto JCPM desempenha e vamos continuar desempenhando", finalizou.