Dia de Ação de Graças

Ação de Graças: veja como tirar identidade e documentos em mutirão

Além da emissão de documentos, o evento oferece exames médicos e palestras sobre saúde bucal

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 28/11/2019 às 8:45
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Nesta quinta-feira (28), acontecem as celebrações da 13ª edição do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG), no Parque Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O evento, promovido pelo Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG, segue até as 16h. Na programação, estão previstas ações sociais gratuitas de assistência à saúde e cidadania.

>> Veja como tirar identidade e outros documentos em mutirão do Dia de Ação de Graças no Recife

>> Vítima de acidente em kart publica foto com mensagem de gratidão

>> Bandeira de PE é colocada no caixão de Graça como símbolo de gratidão

Entre as serviços ofertados no DNAG na área de saúde estão atendimentos nas especialidades de:

  • urologia
  • cardiologia
  • clínica médica
  • pediatria
  • fisioterapia
  • oftalmologia
  • odontologia.

Também serão realizados exames de:

  • prevenção do colo de útero
  • mamografia
  • teste rápido de HIV
  • sífilis
  • hepatites B e C.

Além disso, haverá palestras de orientação sobre saúde bucal.

Documentos

Serviços de cidadania, como emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito, também serão oferecidos, por meio de parcerias com órgãos públicos e privados. Haverá ainda orientações ao consumidor, consultas e certidões no Detran Móvel, orientação jurídica e profissional.

Bem-estar

Serão oferecidos cortes de cabelo unissex e limpeza de pele. A área infantil estará recheada de atividades, que serão realizadas no colégio Ana Rosa, em frente ao Parque Treze de Maio. Na instituição, os pequenos receberão brindes, que serão distribuídos pela organização do Dia Nacional de Ação de Graças.

Como funciona

As atividades acontecem durante todo o evento, com limitação de quantidade. A partir das 7h, as fichas começaram a ser distribuídas e os atendimentos tiveram início às 8h. Para ter acesso aos atendimentos de saúde, basta apresentar documento oficial com foto, exceto para o exame de prevenção do colo do útero, pois é obrigatória apresentação do cartão Sistema Único de Saúde (SUS) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para os serviços de cidadania, as informações sobre os documentos necessários estão disponíveis no site do DNAG ou pelo telefone (81) 3252.6008.

Árvore da gratidão

Uma novidade do DNAG é a árvore da gratidão. Ao chegar ao parque, todos vão encontrar uma árvore artificial sem folhas e poderão fazê-la florescer com sua gratidão. Isso vai ser feito ao longo do evento, quando voluntários vão estimular as pessoas a escreverem em folhas, oferecidas pela organização, qual é o motivo da sua gratidão. Além disso, quem estiver no Parque Treze de Maio durante o evento receberá abraços de voluntários.