Ano Novo

Psicólogo dá dicas para traçar metas saudáveis para 2020

"A vida não se resume a metas e projetos. Um projeto não alcançado faz parte da experiência humana", afirma

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 30/12/2019 às 8:30
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Conquistar um emprego é certamente uma das principais metas na virada do ano. No entanto, especialistas alertam que é preciso aliviar a pressão, na hora de planejar as metas para 2020. Isso ajuda a evitar grandes frustrações. O psicólogo Eduardo Fonseca explica que se deve traçar metas capazes de se cumprir e que ajudem a desfrutar a vida em sua plenitude.

“Primeiro, a gente precisa entender que a vida não se resume a metas e projetos, e que um projeto não alcançado faz parte da experiência humana”, explica.

>> 2020: novo valor do salário mínimo é aprovado; confira

Ainda de acordo com ele, é preciso evitar projetos idealizados e traçar metas objetivas, que possam ser alcançadas.

“Os projetos que as pessoas fazem pra si, para o ano que vem, em sua maioria giram em torno de sucesso profissional, amoroso e, às vezes, em torno de prestígio, poder e riqueza, deixando de lado valores importantes, que possibilitam desfrutar a vida na sua plenitude”, disse.

>> Confira as festas privadas de réveillon 2020 no Grande Recife

>> Confira a lista completa dos feriados em 2020 no Recife

90% de metas alcançadas

A advogada Larissa Brasileiro, afirma que conseguiu alcançar 90% das metas traçadas no ano passado para 2019. “Coisas simples, como ajudar mais ao próximo, fazer uma doação de alimentos, abraçar uma árvore, visitar um amigo distante. São essas pequenas coisas que fazem a diferença”, afirma.