Material escolar

Sebos são alternativas mais baratas para adquirir livros escolares

A economia na compra pode chegar a 50%

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 06/01/2020 às 11:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A lista de material escolar é uma despesa que pesa no bolso do brasileiro, no começo do ano. Para tentar economizar, os sebos são uma alternativa para comprar os livros usados pelos estudantes. Quem faz essa opção garante que a economia pode chegar a 50%, dependendo do estado do livro.

A auxiliar de cozinha, Tânia Maria, foi com a irmã até a praça do sebo, no bairro de Santo Antônio, no Recife, procurar promoções para os livros escolares do neto. "Estava pesquisando para encontrar o melhor preço e encontrei o melhor preço aqui", diz ela.

Economia

Além da compra de livros usados, outra opção para economizar é trocar livros de anos anteriores, por livros do ano letivo que vai começar. Entre os comerciantes, a expectativa é que as vendas cresçam, de 30% a 40%, nesta época do ano, contando com as promoções. É o que faz a família da aposentada Graça dos Santos. "Vale a pena todo ano trocar os livros usados. Alguns custam R$300,00 e com a troca fica bem mais barato", explica.

>> Veja quais as vantagens de comprar livros nas lojas e nos sebos

Por enquanto, as vendas ainda estão em um ritmo lento. Segundo a comerciante, Expedita Moraes, a torcida é para que o movimento melhore com a proximidade da volta às aulas. "Pode até melhorar a venda, a turma está viajando ainda, cansada do Réveillon, mas a expectativa é de melhorar", conclui.