OLINDA

Obras de requalificação na Presidente Kennedy começam nesta segunda

O projeto, que está orçado em mais de R$ 15 milhões, prevê intervenções nas áreas de drenagem, limpeza e mudança dos 8 pontos de ônibus da avenida

Foto: Leo Motta/JC Imagem
FOTO: Foto: Leo Motta/JC Imagem

A prefeitura de Olinda inicia, nesta segunda-feira (3), as novas obras de requalificação da Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, no Grande Recife. Nesta primeira fase da obra, será interditado o trecho da Avenida Agamenon Magalhães e Gentil Ferreira Gusmão, sentido cidade-subúrbio.

Com isso, a parada de ônibus que fica do lado oposto ao Centro da Moda será desativada. Outras três paradas serão criadas, de forma provisória. Oito linhas de ônibus terão itinerário alterado. Funcionários do Grande Recife Consórcio de Transporte estão orientando os passageiros, nas paradas de ônibus.

O projeto, que está orçado em mais de R$ 15 milhões, prevê intervenções nas áreas de drenagem, limpeza de galerias e canaletas, além da mudança dos 8 pontos de ônibus da avenida. Eles sairão do canteiro central para as calçadas, que ganharão um novo recuo para a colocação das paradas.

Também estão previstas novas sinalizações na pista, e iluminação em LED. A expectativa é que a obra seja concluída em 1 ano.

Confira na reportagem

Histórico

Criada há 41 anos, a Avenida Presidente Kennedy é um dos principais corredores viários de Olinda. Do alto, é possível ver que, ao longo dos quase 4,5 quilômetros de extensão da pista, ela corta cinco bairros da cidade e dá acesso a outros dois. É por meio da avenida que boa parte da população local se desloca para ir a outras áreas da Região Metropolitana do Recife.

As calçadas quebradas e cheias de imperfeições dificultam a passagem dos pedestres, sem falar em um problema histórico da avenida, os alagamentos.

Ao longo de décadas, diversas obras de requalificação foram feitas na via, mas nenhuma delas resolveu as imperfeições estruturais, que se arrastam por anos.