Artes visuais

Artista urbano Eduardo Kobra fala sobre criação do mural Luiz Gonzaga

O painel foi pintado na sede da Prefeitura do Recife, em homenagem aos 478 anos da cidade

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 26/03/2015 às 18:00

-Andréa Rêgo Barros/PCR
O paulistano Eduardo Kobra é uma das atuais referências na arte urbana brasileira e, recentemente, tornou-se conhecido do grande público recifense. Isso porque no último dia 12, em homenagem aos 478 anos da capital pernambucana, o artista lançou o painel Luiz Gonzaga, retratado no edifício-sede da prefeitura, no Cais do Apolo, área central da cidade. Em conversa com a equipe do programa Interativo, Kobra contou um pouco sobre a escolha do Rei do Baião para o mural e suas técnicas de trabalho.

Para escolher o personagem do painel, Eduardo Kobra recorreu ao seu projeto Muros das Memórias, que surgiu há cerca de 10 anos, em São Paulo. Segundo ele, o objetivo da ação é “criar portais para a história das cidades por onde eu passo”. Ele e sua equipe fazem uma pesquisa iconográfica da história da cidade e de personalidades que foram importantes para o local. Daí, para o Recife, surgiu a escolha do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, uma das figuras mais celebradas da música popular brasileira.

Ao pintar o painel gigante, o maior de sua carreira e da América Latina, Kobra lançou mão da técnica de muralismo. Ele trabalhou com diversos materiais, como compressor, pistola, rolo e sprays (para dar o acabamento colorido à obra). Segundo o artista, o mural foi construído para ser visto pela Rua da Aurora. Ele destacou que quem quiser contemplar mais de perto o projeto, pode se posicionar na altura do estacionamento da Prefeitura do Recife.

Kobra idealizou ainda um outro projeto, o Green Pincel, ligado à proteção do meio ambiente e dos animais. De acordo com ele, os murais que se alinham ao projeto são criados para denunciar qualquer tipo de violência relacionada à natureza.