Igreja

Missa celebra o início do processo de beatificação e canonização de Dom Helder

Celebração ocorreu na Igreja da Sé, em Olinda, neste domingo (3)

Site Da TV Jornal
Site Da TV Jornal
Publicado em 03/05/2015 às 15:52

-Reprodução/TV Jornal
Neste domingo (3), a Arquidiocese de Olinda e Recife deu início, oficialmente, ao processo de beatificação e canonização do bispo Dom Helder Câmara. Uma missa celebrada pelo arcebispo Dom Fernando Saburido, na Igreja da Sé, em Olinda, anunciou o grupo de trabalho responsável pelo processo de ouvir as pessoas com histórias importantes relacionadas à vida e ao trabalho de Dom Helder.

O primeiro depoimento foi colhido ainda neste domingo, do bispo emérito de João Pessoa, Dom José Maria Pires, que conviveu 30 anos com o “Dom da Paz”. “Eu vou falar sobre aquelas coisas que eu sei de ciência própria e não do que eu ouvi dizer”, comentou.

O grupo também terá a missão de analisar os textos publicados pelo religioso. Estes processos devem durar um ano. Depois, toda documentação seguirá para o Vaticano, onde o Papa pode conceder o título de Venerável Servo do Senhor a Dom Helder. Em seguida, ocorrem as fases da beatificação e canonização e para isso será preciso comprovar, pelo menos, dois milagres do Dom.

Biografia - Hélder Pessoa Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, no Ceará. Tornou-se padre aos 22 anos e teve uma trajetória marcada pela militância política, voltada para a defesa dos direitos humanos e da não violência. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e, em 1964, designado arcebispo de Recife e Olinda. Dom Hélder foi o único brasileiro a ser indicado quatro vezes ao Nobel da Paz. O religioso faleceu em 27 de agosto de 1999.