Investigações

Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Zelotes em Pernambuco

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/05/2016 às 8:58

-Reprodução/TV Jornal

A Polícia Federal cumpre na manhã desta segunda-feira (9) cinco mandados de condução coercitiva e três mandados de busca e apreensão em Pernambuco, dentro da Operação Zelotes.

Três contadores, um advogado e um auditor da Receita Federal estão sendo levados para a sede da PF, no Bairro do Recife, para prestar esclarecimentos. Os mandados de condução coercitiva foram cumpridos em Boa Viagem, na Zona Sul; na Jaqueira, na Zona Norte; em Paulista e em Olinda, no Grande Recife.

Já os mandados de busca foram cumpridos em um escritório de advocacia em Olinda e dois de contabilidade no Recife. Também são cumpridos mandados no Distrito Federal e em São Paulo.

A operação Zelotes foi deflagrada em março de 2015 em âmbito nacional, com o objetivo de reprimir um esquema de fraudes nos julgamentos do Conselho Administrativos de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda.

De acordo com a Polícia Federal, conselheiros suspeitos de integrar o esquema criminoso passavam informações privilegiadas para escritórios de assessoria, consultoria ou advocacia.

Estes escritórios procuravam empresas multadas pela Receita Federal e prometiam controlar o resultado dos julgamentos de recursos. O esquema teria movimentado R$ 19 bilhões de forma irregular, ainda segundo a PF.