Pernambuco

Justiça decreta ilegalidade da greve dos policiais e estabelece multa diária de R$ 100 mil

-Reprodução/TV Jornal
O Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio do desembargador Bartolomeu Bueno, concedeu na noite desta quinta-feira (20) uma liminar ao Governo do Estado declarando ilegal a greve decretada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol). A categoria já foi notificada ainda nesta noite sobre a decisão. O descumprimento implicará em multa diária no valor de R$ 100 mil.

Os policiais civis decidiram, na tarde desta quinta, paralisar as atividades por tempo indeterminado. Segundo o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, a decisão foi tomada porque o Governo do Estado não cumpriu um acordo feito com os policiais em fevereiro deste ano. "Chegamos no limite. É descaso nas delegacias, é falta de efetivo. As delegacias estão sendo fechadas e a violência aumentando em todo o estado. O governo não cumpriu o acordo para melhorar as delegacias e os institutos da Polícia Civil, como é o caso do IML", afirmou Áureo. Além de denunciar as péssimas condições de trabalho, a categoria reivindica a implantação de um Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PPCV).

Em nota, a Secretaria de Administração do Estado informou que os Policiais Civis de Pernambuco tem um Plano de Cargos e Carreiras em vigor e que foi aprovado pelo sindicato em 2008. Ainda segundo a nota, a categoria está reivindicando alterações no PPCV.